saneamento basico

Brasil-Alemanha aborda a problemática dos resíduos sólidos

Com o tema Resíduos Sólidos: minimização e valorização, a segunda edição do Simpósio Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI) será realizada em Curitiba, de 5 a 7 de abril.

Para fomentar a troca de conhecimentos e informações sobre a gestão dos resíduos sólidos, desde a sua geração até a destinação final, o 2º Simpósio MAUI abordará questões como tratamento, valoração energética, destinação e aproveitamento de lodos domésticos e industriais e o futuro do aterro sanitário.

Coordenado e organizado pelo Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná, o evento tem o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP).

A programação do simpósio, que conta com a participação de especialistas dos dois países, contempla também três minicursos internacionais, que serão ministrados por profissionais com vasta atuação e reconhecimento nesse campo de estudo, visando aprofundar o conhecimento do público sobre os principais assuntos tratados ao longo do simpósio. Os cursos, oferecidos no período das 18h às 22h30, abordarão os seguintes tópicos: Valoração Energética de Resíduos Sólidos; Minimização de Resíduos; e Análise Técnica e Econômica de Projetos de Tratamento Mecânico Biológico (TMB) com Uso de Biogás.

Entre os palestrantes das universidades alemãs estão Klaus Martin Fischer, Matthias Rapf e Daniela Neuffer, da Universität Stuttgart, e Carla Cimatoribus, da universidade de ciências aplicadas Hochschule Esslingen.

O evento é uma grande oportunidade para pesquisadores e gestores públicos discutirem soluções para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/10, que prevê, entre outros avanços sociais, econômicos e ambientais, o encerramento de todos os lixões no país.

Como a grande maioria dos municípios não conseguiu cumprir o prazo limite para a extinção dos lixões, agosto de 2014, o Senado Federal aprovou o PLS 425/2014, que prorroga essa data, de forma escalonada, de acordo com o porte e as características dos municípios, para 2018 a 2021.

A troca de experiências e conhecimentos entre os especialistas brasileiros e alemães, durante as atividades do 2º Simpósio MAUI, pode ser um passo importante na retomada das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Serviço

2º Simpósio MAUI Brasil-Alemanha

Data: 5 a 7 de abril

Endereço: Centro de Eventos do Sistema FIEP (Auditório Caio Amaral Gruber)

Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR

Acesse: http://www.prppg.ufpr.br:8080/2sbamaui/inicio

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »