saneamento basico

Consumo de energia cresceu 1,8% em novembro, diz EPE

Rio – O consumo industrial de energia elétrica totalizou 15.761 gigawatts-hora (GWh) em novembro de 2013, segundo a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Com o resultado, o consumo da indústria ficou positivo no acumulado em 12 meses pela primeira vez em 2013, com ligeira alta de 0,1%.

Na comparação com novembro de 2012, houve aumento de 1,8% no consumo de energia elétrica pelo setor. A maior contribuição positiva partiu da região Sul, onde o consumo de energia teve uma expansão de 6,2%, com crescimento em todos os Estados.

Já o consumo total de energia elétrica na rede foi de 39.902 GWh em novembro de 2013, alta de 3,3% em relação a novembro de 2012. No acumulado em 12 meses, o consumo de energia elétrica também registra expansão de 3,3%.

O consumo nas residências do País atingiu 10.666 GWh em novembro de 2013, 4,2% a mais que o verificado em igual mês do ano anterior. A região Nordeste foi responsável por mais da metade desse acréscimo no consumo de energia, apontou a EPE.

Fonte: Exame
Veja mais: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/consumo-de-energia-cresceu-1-8-em-novembro-diz-epe

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »