EBA ABREN Biogás Brasil
Primeiramente a European Biogas Association (EBA), entidade com sede na Bélgica, e a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) assinaram, nesta semana, um Memorando de Entendimentos (MOU) para que a EBA possa fortalecer o desenvolvimento do biogás e do biometano no Brasil.
A partir do acordo, as instituições irão colaborar por meio da troca de conhecimento quanto às melhores práticas em regulamentação e políticas, bem como tecnologia e desenvolvimento de projetos.
Em suma entre as iniciativas previstas, destaque para a organização de workshops com players do mercado nacional e internacional para discutir tendências e tecnologias, consultoria de especialistas sobre regulamentação ou tecnologias e visitas a usinas de biogás na Europa.
LEIA TAMBÉM: ABREN lança projeto em parceria com a União Europeia para a redução de metano
De acordo com Yuri Schmitke, presidente da ABREN, “esse memorando é um marco significativo para o setor de biogás no Brasil. A EBA é uma associação que representa a cadeia de valor do biogás na Europa e está comprometida com a expansão da produção sustentável de biogás e biometano e seu uso em todo o continente europeu. Por todo seu conhecimento e experiência, certamente poderá contribuir grandemente com o desenvolvimento desse setor no Brasil’.
Segundo Harmen Dekker, CEO da European Biogas Association (EBA), “o Brasil possui uma vasta biodiversidade de resíduos para produção do biogás e do biometano, o que coloca o país como um dos mais promissores e com grande potencial para a produção desses combustíveis. Na Europa, temos a experiência do Biomethane Industrial Partnership (BIP), que prevê 35 bilhões de metros cúbicos de metano até 2030 (BIP), um programa robusto que envolve diversas instituições com o objetivo de acelerar o crescimento desse mercado. Por conta dessa e de outras experiencias acreditamos que podemos contribuir para criar um ambiente de negócios favorável no Brasil”.
Portanto a assinatura do Memorando de Entendimentos foi realizada durante o evento de encerramento do projeto de cooperação estratégica entre a União Europeia e o Brasil para a redução de emissões de metano. Contudo o fórum, que aconteceu na sede da Delegação da União Europeia, teve como objetivo apresentar os relatórios de desenvolvimento do projeto EU Climate Dialogues (EUCDs), com o lançamento de uma avaliação comparativa e recomendações finais sobre a produção sustentável de biogás e biometano nos setores de resíduos da agropecuária e urbanos.
Sobre a ABREN
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacional e internacional, e em todos os níveis governamentais.
LEIA TAMBÉM: Hidrogênio Verde: Estado do Nordeste terá investimento de R$ 111 bilhões
A ABREN representa empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de tratamento de resíduos sólidos no Brasil.
A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, é o atual Vice-Presidente LATAM do Global WtERT e Presidente do WtERT – Brasil.