Skip to content
sexta-feira, maio 20, 2022
Últimas Notícias:
  • Prefeitura executa ações para melhorar drenagem urbana no Guarujá/SP
  • Bruno Martins Baldi
  • Potencial energético dos resíduos sólidos urbanos na região do Grande ABC
  • Prefeitura de Três Lagoas/MS abre consulta pública para atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico
  • Sustentabilidade na construção civil
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
residuos

Economia circular: um meio para a sustentabilidade ambiental empresarial

  • Resíduos Sólidos
  • janeiro 24, 2022

Imagem Ilustrativa

Nos últimos anos, a temática da sustentabilidade ambiental ganhou um novo impulso com suas perspectivas estratégicas de desenvolvimento global.

A Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris são exemplos da adoção de processos mais inclusivos, socialmente justos e sustentáveis.

No nível empresarial, essa temática também vem ganhando impulso, pois as organizações estão cada vez mais engajadas em gerar valor sustentável, inserindo a sustentabilidade ambiental em suas estratégias e promovendo menores impactos ambientais ao desempenharem suas atividades no dia a dia.

Acontece que esse tema é bastante complexo e extrapola o mundo empresarial. Muitos gestores sentem dificuldade em planejar e inserir a sustentabilidade ambiental nas atividades executadas na empresa, em parte pela falta de habilidade para interagir com questões socioambientais e até mesmo ausência de formação em ciências naturais. Sob esse aspecto, surge a economia circular para concretizar a sustentabilidade ambiental no nível organizacional.

Nossa economia é baseada em um modelo tradicional, no qual os recursos passam pelo processo de extração, produção, utilização e descarte, em um sistema linear e finito. Já a economia circular baseia-se em um sistema regenerativo, em que mantemos os recursos em uso enquanto possível, extraindo deles o valor máximo, recuperando e regenerando os produtos e materiais no fim de cada ciclo de vida. A norma aqui é o reuso infinito de recursos sem prejuízo ao crescimento econômico.


LEIA TAMBÉM: Governo prepara marco legal para viabilizar produção de petróleo e gás a partir do lixo

Princípios da Economia Circular 

As organizações que desejam adotar os princípios da economia circular podem, inicialmente, reestruturar seu modelo de negócio, promovendo a circulação e compartilhamento de seus produtos. Isso inclui modelos de serviço que substituem a propriedade (pay-per-use, leasing, aluguel etc.), produtos desenhados para durar mais tempo, de forma que materiais e produtos possam ser utilizados sucessivas vezes (por exemplo, serviços de manutenção e opções de upgrade), e sistemas de troca e virtualização, nos quais os produtos são desmaterializados e oferecidos virtualmente como serviços.

Também podemos pensar na criação de fluxos circulares, que incluem as operações de reparo, reutilização, reforma, remanufatura e reciclagem de produtos, partes deles ou materiais. Os produtos pós-consumo, subprodutos e resíduos são reintroduzidos nos sistemas de produção como insumos, por meio dessas operações, garantindo que o valor dos materiais e da energia permaneça circulando nas cadeias de suprimentos.

A transição de uma economia linear para uma economia circular requer novos padrões de consumo e produção sustentável. Os gestores empresariais devem adotar novas estratégias para implementar a economia circular no nível organizacional, por meio de ações como o uso de matérias-primas renováveis no processo produtivo, extensão do ciclo de vida dos produtos, redução, reutilização e reciclagem de recursos. Vale destacar que o uso de novos produtos e serviços digitais baseados na internet, além de tecnologias disruptivas que substituem tecnologias antigas, merecem especial atenção dos gestores.

Essas ações precisam ser percebidas na prática cotidiana das organizações, para que o progresso alcançado na sociedade moderna, via desenvolvimento de produtos e serviços, caminhe com o uso inteligente dos recursos naturais.

Fonte: Jornal de Jales.

AnteriorAnteriorANA abre consulta pública nesta segunda-feira (24) para participação da sociedade nas contribuições dos temas sobre recursos hídricos que farão parte da Agenda Regulatória até 2023
PróximoGeração de resíduos aumenta 4% com brasileiro em casa durante a pandemiaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sustentabilidade na construção civil

1 min de leitura

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

Superbac
clean environment brasil
aquamec
Conaut
suez
bf-dias
DENORA
paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
Penetron
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.