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Empresas britânicas de alimentos devem reduzir o desperdício de alimentos em 30%

  • Resíduos Sólidos
  • julho 16, 2021

Imagem Ilustrativa

As maiores empresas britânicas de alimentos estão unidas em seus planos para combater o desperdício de alimentos em 30%.

Vários dos maiores varejistas, restaurantes e supermercados da Grã-Bretanha se comprometeram a reduzir o desperdício de alimentos em 30%, de acordo com a última meta de emissões da ONU.

Quarenta e sete empresas britânicas concordaram em evitar que 580.000 toneladas de resíduos alimentares sejam enviadas para aterros sanitários. Essa meta é preparar o Reino Unido para alcançar uma meta de emissões da ONU que exige que os países participantes reduzam suas emissões de carbono pela metade até 2030.

A indústria britânica de alimentos desperdiça cerca de 3 milhões de toneladas de alimentos anualmente, com o desperdício de alimentos sendo responsável por 17 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano, de acordo com o Programa de Ação de Resíduos e Recursos (WRAP).

A promessa vem como um complemento ao Acordo Courtauld da WRAP, anteriormente formulado, que, até 2025, visa reduzir em 20% o volume total de desperdício de alimentos.


LEIA TAMBÉM: EUA identifica aterros “superemissores”


Colaboração

Conglomerados globais como Coca-Cola, Unilever, Associated British Foods e Nestlé concordaram em ajudar a reduzir o desperdício de alimentos em seu setor em 26%, economizando 200.000 toneladas. Cadeias de fast food como McDonalds, Pizza Hut e KFC concordaram em eliminar o desperdício de alimentos em 37% ou 300.000 toneladas. O montante total de reduções visto em todo o setor de alimentos chega a 30%.

Todas as partes também deverão verificar os rótulos de data e recomendações de armazenamento dos produtos para garantir que menos alimentos acabem sendo descartados. Atualmente, os rótulos ‘use by’ e ‘best before’ em produtos frescos, como frutas e vegetais, induzem os clientes, bem como os varejistas, a jogar fora os produtos muito antes do prazo devido, levando a £ 900 milhões de desperdício extra.

Os supermercados também terão a tarefa de ajudar os consumidores a comprar embalagens do tamanho certo de vegetais, carne e laticínios, enquanto o excedente de alimentos será distribuído para instituições de caridade relevantes ou reaproveitado como ração animal.

“O desperdício de alimentos é uma questão crítica, tanto em termos de impacto ambiental quanto social. A nova ambição em Courtauld 2030 fornece clareza sobre a escala de ação necessária”, disse o representante da Nestlé, Andrew Griffiths.

Fonte: WMW – Waste Management World

Traduzido e adaptado por Renata Mafra

renata@saneamentobasico.com.br

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