Skip to content
segunda-feira, maio 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Menos de 1% do lixo doméstico é destinado a tratamento
  • Investimentos em saneamento básico em Ubatuba (SP) somam R$ 46,7 milhões, segundo Sabesp
  • NOVAS SOLUÇÕES PARA VELHOS PROBLEMAS DO SANEAMENTO
  • Esgoto de Hortolândia: Prefeitura e Sabesp intensificam ações para garantir serviço
  • Parque das Orquídeas: o Aterro Sanitário que virou parque
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Projeto Bioplanet : GRU Airport e Instituto Invepar inauguram usina de Biodiesel

  • Resíduos Sólidos
  • julho 30, 2018

Iniciativa poderá produzir até 22.000 litros de biodiesel por mês e beneficiará moradores dos bairros próximos ao aeroporto 

Guarulhos, julho de 2018 – O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, o Instituto Invepar e a Prefeitura de Guarulhos inauguram nessa sexta-feira a usina Bioplanet, que fará a produção de biodiesel e sabão ecológico a partir de óleos e gorduras residuais (OGR), como, por exemplo, óleo de cozinha usado em restaurantes e residências.

O projeto Bioplanet, realizado pela Biotechnos, foi um dos selecionados pelo “I Edital de Seleção de Projetos Socioambientais do GRU Airport e Instituto Invepar”, e teve como objetivo apoiar inciativas nas comunidades vizinhas ao aeroporto em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento socioambiental e econômico.

Outro objetivo do programa é a mitigação de impactos ambientais causados pela destinação inadequada dos óleos e gorduras residuais, os OGRs, nas redes de esgoto, solos, atmosfera, rios, lagos e outros recursos hídricos. Com a constituição do Arranjo Produtivo Local – APL, Guarulhos contará com um equipamento inovador que fará o processamento sustentável dos OGRs, permitindo que 100% dos óleos usados sejam aproveitados para a geração de biodiesel.bio-planet

Para viabilizar o projeto, foi desenvolvido um Arranjo Produtivo Local (APL) – o único no estado de São Paulo nessas características -, que abrange:

   Usina de Biodiesel com equipamentos e maquinários voltados para a produção de biodiesel e sabão ecológico;

   Veículo de coleta; Cerca de 300 pontos de coleta, em locais públicos e privados, como escolas, ONG´s, supermercados e nos 17 PEV´s (Pontos de Entregas Voluntárias) da Prefeitura de Guarulhos espalhados pela cidade.

O APL terá capacidade de produção de 22 mil litros/mês e será operado e administrado pela Coop-reciclável, cooperativa de catadores de materiais recicláveis da região de Guarulhos, maior beneficiada pela execução do Projeto Bioplanet. A Prefeitura de Guarulhos, parceira do projeto, viabilizou a cessão da área para instalação do APL.

Benefícios para os bairros próximos ao GRU Airport

A Bioplanet beneficiará a região de Guarulhos com a capacitação profissional e inclusão de catadores, que serão responsáveis pela operação do APL e comercialização do biodiesel e do sabão produzidos, agregando valor econômico para a cooperativa através do aumento na renda dos catadores. A usina contará também com um espaço socioeducativo que poderá ser visitado e oferecerá noções de educação ambiental para crianças e adolescentes da rede pública municipal.

Características técnicas 

A planta da usina de processamento e produção de biodiesel utiliza o método da transesterificação, tecnologia sustentável em que o processo produtivo não requer água e não gera efluentes.  O método é certificado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) pelo alto padrão de qualidade relacionado a umidade, acidez e impurezas.

Uso do Biodiesel B20

O biodiesel é utilizado por veículos e geradores (equipamentos que utilizam motores a combustão). Biodegradável e derivado de fontes renováveis, pode ser produzido com rejeitos de óleos de fritura.

A mistura de biodiesel com óleo diesel pode reduzir em até 60% a emissão de gases poluentes nos veículos.

Sobre a Concessionária

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, uma empresa do consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul, com movimentação média de 105 mil passageiros e cerca de 800 operações de pousos e decolagens, todos os dias. Em 2017, 37,8 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto pelas quase 270 mil partidas e chegadas. GRU Airport é o principal polo de distribuição de voos do país com 88 destinos regulares: 46 internacionais e 42 domésticos atendidos por 42 empresas aéreas. O aeroporto é também a mais importante porta de entrada e saída de cargas do Brasil, movimentando cerca de 41% das exportações e importações por via aérea no país. No ano passado, 283,1 mil toneladas foram transportadas pelo GRU Airport Cargo, que está localizado próximo às principais rodovias do Estado de São Paulo, o que facilita a conexão rodoviária com litoral e interior.

Instituto Invepar

O Instituto Invepar tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. Criado em 2000, tem como prioridade apoiar atividades nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios nas áreas de influência. Em 2017 foram apoiados 58 projetos em que mais de 80 mil pessoas foram beneficiadas.

Sobre a Biotechnos

A Biotechnos é uma organização que pesquisa alternativas de negócios ecologicamente corretos, através do desenvolvimento de produtos, projetos e assessoria nas áreas de bioenergia e biodiversidade.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa GRU Airport

Carlos Lima – carlos.lima@gru.com.br

AnteriorAnteriorOs impactos das perdas de água no sistema de abastecimento
PróximoPPP do Lixo: entenda porque ela pode nem sair do papelPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Semiárido brasileiro – Panorama do abastecimento de água no semiárido brasileiro

2 min de leitura

O semiárido brasileiro é um dos mais chuvosos do mundo, no entanto, enfrenta impasses devido ao baixo índice pluviométrico e a irregularidade das chuvas, comprometendo serviços básicos de saneamento como o abastecimento de água, sendo este o objeto de estudo do presente trabalho.

Balanço hídrico quantitativo das águas superficiais na bacia hidrográfica do Rio Jaguarão

1 min de leitura

Mais especificadamente, o objetivo desse trabalho foi aplicar ferramentas de modelagem matemática, expressos no Modelo Hidrológico de Grandes Bacias (MGB) e WARM-GIS Tools, ambos os modelos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na intenção de realizar a modelagem hidrológica e o balanço hídrico quantitativo dos recursos hídricos, respectivamente.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

suez
clean environment brasil
DENORA
bf-dias
aquamec
Superbac
logo-bioproj
Penetron
paques-logo-home.jpg
Conaut
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.