Impactos Socioambientais Resíduos Saúde
RESUMO
Primeiramente, os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são provenientes de todas as instituições que prestam serviços de saúde; sendo elas públicas ou privadas. As empresas podem ser funerárias, hospitais, clinicas médicas, clínicas veterinárias, casas de repouso, laboratórios e outras.
Existem normas e regras para tratar os resíduos hospitalares. O seu tratamento correto irá causar um impacto menor ao meio ambiente e ao homem.
Os impactos podem ser ambientais, que causam alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas ou naturais, que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias; ou sociais que apresentam efeitos na saúde, na qualidade de vida, na economia, na segurança e no bem-estar da população em geral, em especial em grupos mais vulneráveis como crianças e adolescentes.
O objetivo é apresentar os impactos socioambientais causados pelos resíduos de serviços de saúde, classificar e definir os possíveis tratamentos. O procedimento metodológico adotado na pesquisa é de caráter descritivo, a partir de um levantamento de material bibliográfico, somado a uma análise de dados secundários com abordagem de pesquisa quali-quanti.
LEIA TAMBÉM: A ÁGUA PODE ACABAR? O QUE DIZ A CIÊNCIA
Em suma, constatou-se que o incremento dessa geração de resíduos tem acarretado em implicações para o meio ambiente e para a saúde humana, decorrentes das características tóxicas, intrínsecas desses resíduos, ocasionando problemas de contaminação ambiental, agravos à saúde das populações que vivem no entorno dos locais onde esses resíduos são dispostos.
É importante que os funcionários de estabelecimentos de saúde devam receber uma capacitação para que possam manipular de forma correta os resíduos.
Autores: Fayrusse Correia de Medeiros e Isabel Lausanne Fontgalland
Fonte: Projeção Ciência