Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
  • Reciclagem poderá gerar desconto no IR
  • Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica
  • BNDES e BID visam acordo para estudos de concessão de saneamento com foco em favelas e áreas rurais
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato
bioplastico

Um investimento fundamental para a cadeia de logística: o plástico como solução sustentável

  • Resíduos Sólidos
  • julho 29, 2022

Imagem Ilustrativa

A CHEP, uma empresa Brambles dedicada à criação de soluções logísticas sustentáveis, iniciou parceria com a Fundação Ellen MacArthur (EMF) – uma organização que busca acelerar a transição para a economia circular, colaborando com governos, empresas e universidades – no Stretch Wrap Alternative Project (SWAP) para testar alternativas na reutilização, reciclagem e compostagem de embalagens plásticas, usadas como invólucros na cadeia logística. A iniciativa estuda a viabilidade de plásticos mais adequados a economia circular, que sejam economicamente viáveis e geograficamente escaláveis, envolvendo 10 empresas-membro da EMF.

Projeto que está ligado à iniciativa Zero Waste World da CHEP desenvolve, através da colaboração global, soluções de logística zero resíduos para os principais varejistas e fabricantes do mundo.

O invólucro plástico é um item padrão da indústria para fixar cargas de paletes devido a seu desempenho, flexibilidade e custo-benefício. Como é descartado após o uso, surge o desafio de encontrar alternativas comparáveis que mitiguem os danos ambientais. Isso é fundamental para a cadeia de qualquer negócio se queremos pensar num mundo com menos geração e lixo e produção sustentável, uma vez que a logística está no princípio da jornada, no transporte de insumos e de produtos para indústria e comércio.

A maioria das embalagens plásticas segue uma rota linear de descartes e apenas 14% das embalagens são coletadas para reciclagem em todo o mundo. Apenas 21% deste plástico é reciclado nos Estados Unidos e 30% na Europa; no Brasil 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2020.

Segundo o estudo, em 2020 foram consumidas 1,4 milhão de toneladas de resíduo plástico na reciclagem, representando um crescimento de 5,8% em comparação a 2019. Um milhão de toneladas são de plástico pós-consumo, ou seja, material descartado em domicílios residenciais e em locais como shoppings centers, estabelecimentos comerciais, escritórios, entre outros, e 368 mil toneladas de plástico pós-industrial, como sobras dos processos da indústria petroquímica, de transformação de plásticos e da própria reciclagem de plásticos.

Do total de resíduos consumidos na reciclagem, 960 mil toneladas referem-se aos utensílios de uso único, categoria que representa as embalagens e outros tipos de descartáveis.

Além disso, o plástico é frequentemente reciclado em sistemas de ciclo aberto, onde o material reciclado é usado para criar outros produtos, tais como sacos de lixo ou filmes plásticos comerciais com um calibre mais grosso.

Plástico

Neste contexto, empresas como a CHEP, que estão constantemente buscando criar elos com as partes interessadas em fomentar a preservação do meio ambiente, devem trabalhar para reduzir drasticamente a dependência das embalagens plásticas, através da cadeia de valor que inclui a logística, migrando para modelos circulares.

Uma das vantagens do uso de plástico SWAP é na proteção de paletes reutilizáveis, pois pode substituir o revestimento plástico linear de uso único, reduzindo o impacto ambiental devido à fabricação, demanda de material e desperdício ao final da vida útil, além de oferecer uma solução durável que pode ser gerenciada em diferentes partes de uma operação logística.

Além disso, teste piloto deste projeto da EMF com empresas parceiras concluiu que o filme plástico pode ser reciclado em um material novo para aplicação manual.

Por fim e não menos importante, conclui-se que o filme plástico pode ser compostado com sucesso em um compostor industrial.

Com o objetivo de liderar cadeias de fornecimento regenerativas para seus clientes, através de seu plano de sustentabilidade de cinco anos, a CHEP procura atuar globalmente e gerar mais efeitos positivos, em vez de tentar ser “menos prejudicial” e apenas reduzir os impactos negativos. Este projeto está ligado à Iniciativa Mundial de Resíduos Zero, um programa colaborativo global que cria e fornece soluções escaláveis e inovadoras de resíduos zero com os principais varejistas e fabricantes mundiais para atender à demanda dos consumidores de forma mais inteligente e sustentável.

Sobre a CHEP

A CHEP é uma empresa de logística sustentável que ajuda a mover mais mercadorias para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização no mundo. Com forte presença global em mais de 60 países e liderança de mercado na América do Norte e Europa Ocidental, a CHEP faz parte do Grupo Brambles e está operando no Brasil há 20 anos. Seus paletes, caixas e contêineres formam a espinha dorsal invisível da cadeia de suprimentos global e as maiores marcas do mundo confiam na CHEP para ajudá-los a transportar seus produtos de forma mais eficiente, sustentável e segura. Como pioneira da economia compartilhada, a CHEP criou um dos negócios logísticos mais sustentáveis do mundo através da participação e reutilização de suas plataformas sob um modelo conhecido como “pooling”. O objetivo da CHEP é criar um impacto positivo no planeta e na sociedade, sendo pioneira nas cadeias de suprimentos regenerativas. A CHEP atende principalmente os bens de consumo, que está em constante movimento (por exemplo, alimentos secos, mercearia e saúde e cuidados pessoais), produtos frescos, bebidas, varejo e indústrias de manufatura em geral. A CHEP possui aproximadamente 345 milhões de paletes, caixas e contêineres operando com uma rede de mais de 750 centros de serviço, suportando mais de 500.000 pontos de contato de clientes para marcas globais como Procter & Gamble, Sysco e Nestlé.

Fonte: SEGS.

AnteriorAnteriorAraraquara/SP participa do Programa de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos
PróximoA contaminação das águas subterrâneas do aterro sanitário de Itabira (MG)Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Pesquisa usa o lodo para retirar bactérias e antibióticos do esgoto

1 min de leitura

O trabalho foi premiado em um congresso internacional realizado em Turim, na Itália agora em julho.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
logo-bioproj
bf-dias
paques-logo-home.jpg
suez
Penetron
DENORA
Conaut
Superbac
logo-netzsch
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.