Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
laboratorio

Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP

  • Resíduos Sólidos
  • junho 24, 2022

Imagem Ilustrativa

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente (SP), inaugurou na quarta-feira (22) o Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos. O espaço deve atender empresas, prefeituras e todas as pessoas que necessitarem de análise de resíduos.

Espaço, na Unesp de Presidente Prudente (SP), deve atender empresas, prefeituras e todas as pessoas que necessitarem de análise de materiais.

O laboratório foi implantado com recursos financeiros provenientes do Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) e a Companhia Energética de São Paulo (CESP), na modalidade Projetos Socioambientais. O acompanhamento da execução físico-financeira do projeto foi realizado pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com o professor doutor Sílvio Rainho Teixeira, “a proposta do trabalho é atender todas as empresas, prefeituras e todas as pessoas que necessitarem de análise de resíduos para reaproveitamento ou mesmo para destinação final, que você precisa saber o que tem no resíduo, por isso a caracterização”.

A importância de conhecer os componentes do resíduo é a possibilidade de realizar sua gestão correta. Além disso, se reutilizado o material e o resíduo, diminui a extração dele do meio ambiente.


LEIA TAMBÉM: 2,6 mil lixões abertos no Brasil

O começo

O projeto nasceu como resultado de pesquisas já desenvolvidas há décadas com argilas dos solos e resíduos produzidos na região. Além de vislumbrar um laboratório que contemplasse técnicas de caracterização para atender às demandas das pesquisas já realizadas, a edificação traria uma ampliação nas linhas de pesquisas e abriria portas para atender a um público diversificado, indo além do âmbito acadêmico.

Atualmente, este laboratório é pioneiro em atender às necessidades das empresas da região para fazerem uso de diversos tipos de análises e caracterizações em diferentes materiais residuais.

Serão executadas caracterizações físicas e químicas de resíduos, que são imprescindíveis para se conhecer os riscos proporcionados ao ser humano, ou ao meio ambiente, e para sua reciclagem ou disposição final.

As pesquisas desenvolvidas por professores e alunos que participam do Laboratório, irão gerar ações que contribuam com o processo de tratamento de resíduos, através de seu aproveitamento como matéria prima industrial e redução de seu descarte no meio ambiente.

Importância

O tratamento de resíduos, além de mitigar problemas ambientais, como a contaminação do solo, águas superficiais e o lençol freático, apresenta um caráter social, que é a redução de problemas de saúde e de vetores transmissores de doenças, desenvolvidos nos locais de descarte irregulares.

A reutilização de subprodutos de atividades industriais e domésticas reflete diretamente na redução do consumo de energia e na emissão de gases de efeito estufa, além de ampliar o tempo de vida útil das reservas de matéria prima.

Os resultados das pesquisas na área ambiental, em desenvolvimento no DFQB/FCT, além de gerar informações e dados sobre o tema contribuem na formação de recursos humanos através de trabalhos de iniciação científica e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Neste projeto foi proposto a implantação de uma infraestrutura física de pesquisa e desenvolvimento (P & D) na qual serão congregados laboratórios, equipamentos e pesquisadores que atuam nas áreas de engenharia, física e química aplicada ao meio ambiente, visando atender a comunidade regional através da caracterização, direcionamento para disposição final e transformação de resíduos em matéria prima ou produto útil à sociedade, que seriam depositados ou descartados no meio ambiente.

Este laboratório permitirá outras ações, além das apresentadas, que podem ser importantes para a região, como por exemplo: análise de solos e de argilas utilizadas para a produção de materiais cerâmicos; cursos de formação para gestores, catadores, recicladores e trabalhadores em geral, sobre gestão, reciclagem, agregação de valores aos recicláveis e educação ambiental.

Poderão ser desenvolvidos projetos e material didático de apoio aos municípios envolvidos no projeto “Coleta Seletiva e de Rede de Reciclagem Solidária”, com os objetivos de:

  1. Esclarecer os gestores municipais a respeito da situação dos projetos apresentados em atendimento às “Diretrizes Básicas para Projetos de Coleta Seletiva e Educação Ambiental”, no âmbito do acordo MP/CESP;
  2. Incentivar técnicos e gestores municipais, catadores de materiais recicláveis e outros parceiros a desenvolverem atividades conjuntas para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em cada município, especialmente na organização de catadores de materiais recicláveis, na implantação de coleta seletiva e processos básicos para agregar valor ao material reciclável e melhorar a renda destes trabalhadores;
  3. Contribuir para melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida na região, com geração de trabalho e renda, e na disseminação de ações embasadas na Educação Ambiental.

Fonte: G1.

AnteriorAnteriorAlternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
PróximoDescoberta enzima que decompõe plástico em menos de um diaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Penetron
logo-bioproj
aquamec
logo-netzsch
Conaut
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
bf-dias
suez
DENORA
Superbac

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.