saneamento basico
metro

Estações do metrô do RJ terão máquinas para coleta de recicláveis

Imagem Ilustrativa

Para ampliar a coleta de recicláveis, 20 máquinas Retorna Machines serão instaladas em diferentes estações do metrô no Rio de Janeiro para a coleta de embalagens de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. As máquinas foram instaladas em pontos estratégicos das estações para incentivar a população a descartar corretamente embalagens recicláveis, fomentando a educação ambiental e a economia circular.

As 20 Retorna Machines vão trocar recicláveis por pontos em programa de benefícios

Para participar, é necessário que o usuário crie uma conta digital Triciclo pelo site ou aplicativo. A conta é gratuita e vai contabilizar tricoins, pontos do programa de coleta que podem ser trocados por benefícios. Para acumular pontos, basta depositar as embalagens na máquina.


LEIA TAMBÉM: Empresário mineiro fatura R$ 400 milhões com sucata e marketing criativo nas redes

Os pontos gerados pelo descarte correto de embalagens podem ser trocados por créditos para desconto na conta energia, recarga de celular e transporte público, por exemplo. Além disso é possível resgatar os tricoins, em dinheiro, por meio da conta do Pagbank.

A instalação das máquinas Retorna Machine é uma parceria entre a Ambipar Tricicdestaquelo, a Braskem e o MetrôRio. Parte do material coletado será destinado às empresas da Ambipar para o processo da logística reversa. Os resíduos de polietileno (PE) e polipropileno (PP) serão encaminhados à Braskem, que ficará responsável pelo encaminhamento dessas embalagens para a reciclagem e transformação em resinas recicladas pós-consumo.

As máquinas já estão disponíveis nas seguintes estações do metrô no Rio de Janeiro:

Linha 1

Estação Uruguai/Tijuca
Estação Saens Peña/Tijuca
Estação Central do Brasil/Centro
Estação Uruguaiana/Centro
Estação Carioca/Centro
Estação Cinelândia/Centro
Estação Catete
Estação Largo do Machado
Estação Flamengo
Estação Cardeal Arcoverde/Copacabana
Estação Siqueira Campos/Copacabana
Estação Cantagalo/Copacabana
Estação General Osório/Ipanema

Linha 2

Estação Pavuna| Estação Maracanã

Linha 4

Estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema
Estação Jardim de Alah/Leblon
Estação Antero de Quental/Leblon
Estação São Conrado
Estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca

Fonte: Ciclo vivo.

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »