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Natura evita descarte de mais de 5 milhões de garrafas de refrigerante com uso de materiais reciclados

Empresa tem focado no aumento do uso de materiais de menor impacto ambiental, como a linha Ekos, com embalagens de PET 100% reciclado

São Paulo, 17 de maio de 2017 – A Natura, ao utilizar materiais reciclados pós-consumo, evitou no ano passado o descarte do equivalente a 5,18 milhões de garrafas PET de dois litros na natureza. Em 2016, foram usadas 243 toneladas de PET reciclado na produção de embalagens para linhas como Ekos, Séve e Natura Homem. A empresa também viabilizou a reciclagem de vidro equivalente a mais de 1,2 milhão de garrafas de 290 ml.

Dia Mundial da Reciclagem

No dia 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para elevar a conscientização sobre a importância fundamental da reciclagem. Segundo dados da Abrelpe, apenas 3% de todos os resíduos sólidos produzidos nas cidades brasileiras são reciclados. O índice de reciclabilidade na Natura alcançou 51% em 2016.

A escolha do portfólio de produtos da Natura tem sido essencial para os resultados obtidos nos últimos anos. A empresa tem focado no aumento do uso de materiais de menor impacto ambiental, como produtos da linha de perfumaria com vidro reciclado e a linha Ekos, que já conta com frasco feito inteiramente de PET reciclado.

Além do uso de materiais reciclados pós-consumo, a Natura também investe no aumento do uso de polietileno verde (PE verde), plástico produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável, enquanto os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. O PE verde apresenta mesmo potencial de reciclagem que o PE tradicional. Apenas na linha regular de cabelos Plant, o uso de PE verde evita a emissão de 802 toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 138 viagens de carro em volta da Terra. Os consumidores que comprarem produtos pelo Rede Natura, o canal digital da empresa, conseguem avaliar o impacto que sua aquisição gera na sociedade e no planeta. Ao fim da compra, o consumidor recebe informações sobre conservação de floresta em pé e redução na geração de lixo gerados por aquele item, por exemplo.

Ciclo da reciclagem

O desenvolvimento da cadeia de uso de materiais reciclados, com estímulo de todos os elos, é parte importante dessa estratégia. A empresa participa, por exemplo, de um projeto setorial de mobilização para a coleta de embalagens pós-consumo em cooperativas de catadores para viabilizar e melhor a cadeia de reciclagem.

Ao usar materiais pós-consumo, a Natura fecha também fecha o ciclo de reciclagem, estimula a demanda final por material reciclado, fortalece as cooperativas de catadores e diminui o impacto ambiental gerado pela produção de embalagens, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Do total de embalagens produzidas pela companhia, 20% já são ecoeficientes – ou seja, têm 50% a menos de plástico na sua composição ou mais da metade dos materiais são reciclados pós-consumo ou de origem renovável.

Além da preocupação com o ciclo de reciclagem das embalagens após o consumo, a empresa desenvolveu uma calculadora de impacto ambiental que auxilia os pesquisadores na etapa de concepção dos novos produtos. Essa ferramenta auxilia os pesquisadores a aprimorar os impactos ambientais dos novos produtos, contribuindo para elevar o índice de reciclagem.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Colômbia e na França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova York (EUA). Detém 100% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.

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