saneamento basico

No AP, perda na geração de energia deve ser reduzida em 34,2% até 2015

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) quer reduzir em 34,2% a perda na geração de energia no estado, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o reconhecimento tarifário. Para isso a companhia criou o Plano de Redução de Perdas de Energia que vai priorizar ações de fiscalização, instalação de medidores, atualização cadastral, redução da inadimplência e melhoria da qualidade da energia.

Para a execução do plano foi criada uma comissão permanente coordenada pelo engenheiro eletricista Mário Freire. Ele explicou que essa perda se dá principalmente pelo número de residências que utilizam a eletricidade sem medidores de energia, que deveriam servir de base para a CEA calcular o valor do serviço utilizado naquela casa.

Vamos identificar essas residências que não possuem o medidor e providenciar a imediata instalação. Isso vai possibilitar para que o consumidor realmente pague por aquilo que ele está utilizando, sendo justo com os que já pagam de acordo com a medição”, disse Freire.

Com essas ações, o engenheiro espera uma melhora na qualidade de energia oferecida para aproximadamente seis mil pessoas, através das reformas dos circuitos, beneficiando uma população estimada em 24 mil consumidores.

A proposta prevê ainda a conscientização dos consumidores via campanha publicitária quanto aos seus direitos e deveres inerentes ao fornecimento, uso e pagamento das faturas de energia elétrica, com vistas à redução das fraudes e o nível de inadimplência com a CEA. “É essencial que a população tenha a consciência de racionar a energia dentro da própria casa”, disse Freire.

Até o final de 2015 a companhia pretende aumentar os valores de energia faturada dos atuais 57,5% para 65,8% e reduzir a sobrecarga dos transformadores de distribuição e subestações.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/01/no-ap-perda-na-geracao-de-energia-deve-ser-reduzida-em-342-ate-2015.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »