saneamento basico

Preço de energia volta ao topo de R$ 822,83

A piora nas previsões de chuva para abastecimento dos reservatórios de hidrelétricas na próxima semana fez o preço de energia de curto prazo voltar ao topo para todas as regiões do país, menos o Norte.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou nesta sexta-feira que o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) médio para o período de 10 a 16 de maio foi fixado em 822,83 reais por megawatt-hora (MWh) para os submercados Sudeste, Sul e Nordeste e em 149,51 reais por MWh para o Norte.

“As afluências estão cerca de 2.400 MW médios menos otimistas, enquanto a redução dos níveis iniciais de armazenamento (de represas de hidrelétricas) representaram cerca de 900 MW médios a menos de energia”, informou a CCEE em nota, sobre a revisão das previsões.

Já a redução do preço do Norte, da ordem de 34 por cento, ocorre devido à elevação da disponibilidade de geração hidráulica neste submercado.

O nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste-Centro Oeste do Brasil, onde está o principal centro de consumo de energia do país, está em 38,49 por cento, um patamar baixo para esta época do ano.

No Sul, os reservatórios estão a 49,78 por cento, no Nordeste a 43,31 por cento e no Norte a 91,52 por cento.

Fonte: Exame
Veja Mais: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/preco-de-energia-volta-ao-topo-de-r-822-83

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »