saneamento basico

Sistema de Gerenciamento de Resíduos Será Lançado na Semana que Vem

Catanduva será a segunda cidade do Estado na implantação

O Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR) deve ser lançado na semana que vem em Catanduva. A cidade deve ser a segunda do Estado de São Paulo a implantar o sistema. São José do Rio Preto será a primeira. O lançamento está marcado para o dia 11 de março as 8h30 em um evento que acontecerá no prédio da Biblioteca Municipal.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Catanduva, o Sistema, no módulo da construção civil, tem como objetivo gerenciar as informações referentes ao fluxo de resíduos no Estado de São Paulo, da sua geração à destinação final, passando pelo transporte. A ideia é fazer com que os resíduos sejam destinados à reciclagem, eliminando os descartes ilegais e contribuindo para a não poluição do meio ambiente.

A utilização correta assegura que os resíduos gerados em obras, tanto público, quanto privados sejam transportados por empresas legalizadas e destinados a locais devidamente licenciados, permitindo, assim, que os resíduos tenham um destino ambientalmente adequado.

A implantação deveria ter sido iniciada em janeiro deste ano, mas, de acordo com informações da própria pasta, a ação dependeria da agenda da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

“O Módulo Construção Civil é resultado do convênio firmado entre o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo – SindusConSP para a conjugação de esforços visando à consolidação do desenvolvimento sustentável no setor da construção civil no Estado de São Paulo”, informa a Secretaria de Meio Ambiente de Catanduva.

O SIGOR foi instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, em 05 de junho de 2014. O Módulo Construção Civil compreende os resíduos provenientes das atividades da construção civil de acordo com a Resolução CONAMA nº 307/2002 e suas alterações e outros resíduos comumente gerados nos canteiros de obras.

“Foram escolhidos cinco municípios para serem pilotos do sistema que está em fase de aperfeiçoamento, sendo Catanduva o segundo município a fazer um evento para abrir o cadastro para os usuários (geradores, transportadores e área de destino), a partir disso terão um prazo para se cadastrar. A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura dará um prazo de 20 dias para o cadastramento. A partir desse prazo a Cetesb retornará ao município para dar o treinamento aos usuários para que o sistema entre em operação”, informa o setor.

Devem estar presentes no lançamento a Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dra. Patrícia Iglecias, o Presidente da CETESB, Eng. Otavio Okano, o vice- Presidente da CETESB, Dr. Nelson Bugalho e demais representantes dos setores envolvidos. A Biblioteca Municipal fica localizada na avenida São Domingos n°880 Centro.

Fonte: O Regional
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »