saneamento basico
Concessão Cedae

RJ pode desistir de concessão da Cedae, diz governador em exercício

O governo do Rio de Janeiro pode desistir da concessão de parte da companhia de saneamento Cedae, caso o modelo não seja visto como vantajoso, disse nesta quinta-feira o governador em exercício, Cláudio Castro.

O certame, inicialmente marcado para dezembro, foi adiado para o começo de 2021, após ajustes e audiências públicas.

Nem todos os 64 municípios atendidos pela Cedae aderiram ao modelo de concessão, mas segundo cálculos do governo, cerca de 90% da população seria contemplada com a concessão de serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

A modelagem inicial, feita pelo BNDES, previa concessão de 35 anos e investimentos na casa de 30 bilhões para ampliar a rede de água e esgoto.

“Eu já cobrei ao BNDES essas respostas. O Rio já fez maus negócios por pressa e pela questão financeira e não faremos isso de novo”, disse Castro a jornalistas. “Se o melhor para trazer investimento e uma melhor qualidade é fazer a concessão, faremos, mas pode não acontecer se não for a melhor modelagem e o BNDES precisa me dar respostas técnicas”.

Procurado, o BNDES não se pronunciou de imediato.

 

LEIA TAMBÉM: BNDES: VALOR PARA UNIVERSALIZAR ESGOTO E ÁGUA EM PORTO ALEGRE-RS SUPERA R$ 2 BILHÕES

 

A Cedae foi dada como garantia no acordo de recuperação fiscal do Estado com a União, e passa por um processo de rediscussão, após o vencimento no mês passado. O acordo suspende por 3 anos o pagamento de dívidas com a União. As discussões sobre a concessão da Cedae envolvem o Tesouro Nacional.

Castro avalia que a empresa envolve no mínimo 11 bilhões de reais, mas segundo o governador, há quem avalie que a concessão possa atingir até 25 bilhões de reais.

“Há uma discussão com o Tesouro se o Rio pode usar esse dinheiro para investimento ou irá todo para pagar dívidas”, afirmou ele.

Fonte: Uol

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »