Guia de Compras

EOS | Consultoria e Análise de Dados

EOS | Integração para Gestão de Perdas

Gestão de Perdas: projetos especializados para identificação, quantificação e redução de perdas técnicas e comerciais.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Reduza perdas físicas e comerciais com IA, IoT e automação de campo, totalmente integradas ao seu sistema.

Destaques:

  • Redução de perdas físicas com setorização, sensorização e vazamento ativo (EPANET → localizar gargalos de pressão)
  • Recuperação de receita (fraude, submedição, cadastro, leitura/faturamento) — IA sobre Big Data + Nautilus para fiscalização
  • Programas dirigidos de substituição de hidrômetros (IA + campo) — Agillis + Nautilus priorizam e executam trocas
  • Decisões em tempo real (SCADA + Big Data + dashboards) — painéis executivos para ação imediata

Por que as perdas persistem?

  1. Intermitência no abastecimento: Variação de pressão causa vazamentos invisíveis e perda por não registro.
  2. Pressão irregular / gargalos: Flutuações que agravam vazamentos; EPANET simula e localiza pontos críticos.
  3. Ativos antigos: Hidrômetros e redes com vida útil excedida; substituição priorizada por IA reduz erro de medição.
  4. Submedição e fraudes: Leituras incorretas ou adulteradas; IA + auditoria identifica padrões suspeitos.
  5. Processos manuais e silos: Falta de integração entre campo, comercial e operação impede ações rápidas.

O que muda com a EOS

Transição para gestão orientada a dados e automação ponta-a-ponta:

  • Detecção: sensores, IA
  • Execução: O.S. digital
  • Governança: dashboards e KPIs

Benefício rápido: ações priorizadas por ROI (ex.: −12% perdas em 6 meses em piloto).

Framework EOS de Gestão de Perdas

Diagnóstico Avançado (Big Data & IA)

Integra dados comerciais (cadastro, consumo, leitura, faturamento), operacionais (SCADA), equipes/O.S. e reclamações.

  • IA detecta fraude, submedição, vazamentos e anomalias
  • Prioriza áreas/rotas/ativos com maior ROI
  • Heatmaps e gráficos de tendência

Campo Digital & Automação (Nautilus + Netuno)

  • Planejamento, programação e execução de O.S. 100% digitais
  • Workflows configuráveis para corte, religação, fiscalização e troca de HD
  • Integração em tempo real com Netuno (cadastro, faturamento, leitura)

Benefício: mais produtividade, rastreabilidade e fechamento acelerado (≈30% mais rápido).

Medição & Telemetria (Agillis Advanced + Zápia + IoT)

  • Comunicação 3G/4G/5G e IoT (LoRaWAN, NB‑IoT)
  • Walk-by/Drive-by e rede fixa
  • Alarmes: vazamento, reversão de fluxo, medidor parado, bateria baixa, sem comunicação

Benefício: visibilidade diária do consumo e eventos críticos.

Modelagem & Setorização (EPANET + Dataloggers)

  • Simulação hidráulica para detectar anomalias de pressão/fluxo
  • Setorização e campanhas de loggers para balanços hídricos

Benefício: localização rápida de perdas físicas.

SAIBA MAIS SOBRE ESSA SOLUÇÃO

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
A agenda regulatória da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) para os anos 2027 e 2028 pode prever novas NRs (Normas de Referência) que vão estabelecer diretrizes para modelos de regulação tarifária para os serviços de drenagem e resíduos sólidos.
No setor de saneamento, a telemetria não é apenas uma tecnologia; é o alicerce da operação previsível. dados capturados em tempo real transformam informações dispersas em decisões estratégicas, permitindo que concessionárias detectem vazamentos, consumos anormais e falhas de medição antes que se consolidem em prejuízo.
Projeto da Águas do Imperador prevê investimento de R$ 105 milhões na nova estação, que terá capacidade para tratar até 90 litros de esgoto por segundo.
A retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, em Bauru, nesta terça-feira (28 de julho), deve marcar uma mudança de conceito no saneamento da cidade.
O Rio Tietê amanheceu coberto por uma extensa camada de espuma, na terça-feira, 28 de Julho, na região de Salto, no interior de São Paulo.
“O nosso maior desafio está dentro do esgotamento sanitário”, disse o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Wilson Bley Lipski, durante a 7º InovaInfra, realizada pela revista O Empreiteiro.