saneamento basico

Nível de água do Sistema Cantareira cai para 14,3%

O índice que mede o volume de água armazenado no sistema Cantareira registrou novo recorde negativo de capacidade nesta terça-feira, 25. O nível dos reservatórios recuou 0,2 ponto porcentual, para 14,3%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico no Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, as reservas do Cantareira contavam com 60,4% da sua capacidade total.

Continue lendoNível de água do Sistema Cantareira cai para 14,3%

Responsabilidade para desligar água ilegal é da Foz do Brasil, diz Atila

O superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (PCdoB), disse que a responsabilidade pela regularização de ligações de água clandestinas é da concessionária dos serviços de esgoto do município, a Foz do Brasil, braço da Odebrecht. A declaração do comunista, dada em entrevista exclusiva ao Diário, foi amparada pelo artigo 19 do decreto 7.231, de 30 de outubro de 2008, assinado na gestão Leonel Damo (PMDB).

Continue lendoResponsabilidade para desligar água ilegal é da Foz do Brasil, diz Atila

Scooter elétrica e dobrável é opção para transporte intermodal

Ela pesa apenas 13 quilos e pode ser facilmente carregada. Ela pesa apenas 13 quilos e pode ser facilmente carregada. A Urb-E é uma scooter elétrica pensada para auxiliar o transporte intermodal. O grande diferencial desta pequena motocicleta, comparada às demais elétricas, é a facilidade com que ela pode ser “desmontada” e transportada dentro de outro veículo.

Continue lendoScooter elétrica e dobrável é opção para transporte intermodal

Alagoas firma compromisso para tratamento de resíduos sólidos

O governador Teotonio Vilela Filho assinou, nesta segunda-feira (24), o termo de compromisso para Logística Reversa de Embalagens de Lubrificantes. O documento foi assinado com o Instituto Jogue Limpo, presente em oito estados, e prevê a destinação adequada dos resíduos gerados por empresas do ramo, por meio da coleta na cadeia cadastrada de revenda do produto.

Continue lendoAlagoas firma compromisso para tratamento de resíduos sólidos

Samae planeja atingir 82% das residências com esgoto tratado em Jaraguá do Sul

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) divulgou na última sexta-feira (21) os principais projetos da autarquia para 2014. A principal obra é a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) do bairro São Luís. Jaraguá do Sul quer atingir 82% das residências com o esgoto tratado. Atualmente, o município do Norte de Santa Catarina tem um índice de 50%. O índice é alto quando comparado ao do Sul do Brasil, que tem 36% de esgoto tratado, e Santa Catarina, com apenas 17%.

Continue lendoSamae planeja atingir 82% das residências com esgoto tratado em Jaraguá do Sul

Falta de documento deixa municípios sem saneamento

Setenta por cento dos 5.568 Municípios brasileiros não têm acesso a recursos federais para saneamento por falta do Plano Municipal de Saneamento Básico, que é obrigatório pela Lei 11.445/2007. O diretor de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Ernani Ciríaco de Miranda, disse na última quarta-feira, 19 de março, que apenas 30% dos Municípios concluíram os planos até dezembro de 2013.

Continue lendoFalta de documento deixa municípios sem saneamento

Sistema Alto Tietê tem pior nível em 10 anos para o mês de março

Atualmente com 37,8% da capacidade, o sistema Alto Tietê tem o nível mais baixo dos últimos dez anos para o mês de março. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), desde dezembro as represas da região abastecem parte da Zona Leste da capital, que normalmente é atendida pelo sistema Cantareira.

Continue lendoSistema Alto Tietê tem pior nível em 10 anos para o mês de março