Lucro da Sabesp cai 3,8% no 1º trimestre, para R$ 477,6 milhões
A Sabesp encerrou o primeiro trimestre com lucro de R$ 477,6 milhões, com queda de 3,8% em relação ao mesmo período de 2013, segundo dados divulgados nesta quinta-feira.
A Sabesp encerrou o primeiro trimestre com lucro de R$ 477,6 milhões, com queda de 3,8% em relação ao mesmo período de 2013, segundo dados divulgados nesta quinta-feira.
A partir de domingo, cerca de 7,3 milhões de moradores da Grande São Paulo que ainda são abastecidos pelo Sistema Cantareira já começam a receber água do "volume morto" do manancial. Às 10h35 desta quinta-feira, 15, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acionou as sete bombas instaladas na Represa Jacareí, em Joanópolis, a 100 quilômetros da capital, iniciando a captação da reserva profunda.
O Ministério Público Estadual vai exigir que a qualidade da água retirada abaixo da cota operacional das represas do Sistema Cantareira, o chamado volume morto, seja monitorada de forma contínua.
A antecipação do uso da água que sobrou no fundo do Sistema Cantareira, o chamado "volume morto", foi criticada pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Francisco Lahóz.
O nível do Sistema Cantareira, que abastece o município de São Paulo, caiu à marca histórica de 8,9 % neste domingo (11), segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Nos últimos sete dias, o reservatório perdeu 1,2 pontos percentuais de sua capacidade.
O nível de água armazenada no Sistema Cantareira continua em queda e, nesta sexta-feira (9), chegou aos 9,2% da sua capacidade.
Data foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (8). Nível de água do sistema caiu abaixo dos 10% pela 1° vez na história.
A presidente Dilma Rousseff criticou o governo do PSDB de São Paulo pelos problemas que o Estado está enfrentando com falta de água e sugere que os investimentos necessários não tenham sido feitos pelos tucanos. "Qualquer tentativa de repartir responsabilidade com o governo federal pela (falta de) água em São Paulo é má fé", declarou a presidente a dez jornalistas, em jantar no Alvorada, na noite de terça-feira, 6.
O problema do abastecimento de água em São Paulo continua a se agravar. O nível do sistema Cantareira, principal reservatório a abastecer a Região Metropolitana, caiu de 10,3% para 10,1% entre o sábado (3) e este domingo (4). No mesmo período do ano passado, o nível acumulado era de 62,4%. Outros sistemas que abastecem a região, como o do Alto Tietê e Guarapiranga também registraram queda.
São Paulo - Em resolução conjunta, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) reduziram hoje (30) o limite de captação de água do Sistema Cantareira.