saneamento basico
Case Gestão de Perdas Fenasan 2023

Casos de sucesso na gestão de perdas no abastecimento de água serão apresentados no 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023

Case Gestão de Perdas Fenasan 2023

Casos de municípios bem-sucedidos na gestão de perdas no sistema de abastecimento de água serão apresentados em uma mesa redonda da 34ª edição do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina.

O debate acontecerá no dia 4 de outubro, quarta-feira, das 11h às 12h30, na sala Cantareira 2, do Expo Center Norte, em São Paulo.

Então a realização é da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp.

Contudo a mesa intitulada “Métodos inovadores visando a redução de perdas nos sistemas de abastecimento público de água”, é coordenada por Hilton Alexandre de Oliveira, Nilzo Rene Fumes, membros do Conselho Deliberativo da AESabesp), e Pierre Ribeiro de Siqueira, coordenador de Inovação da Associação e membro da AESAN (Associação dos Especialistas em Saneamento).

Portanto a mediação ficará a cargo de Roberval Tavares de Souza, diretor de Operações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

“A inovação deve estar presente em nosso dia a dia, enquanto a água é um recurso escasso e precioso que merece toda atenção”, destaca o coordenador Nilzo Fumes. “Em cima disso, buscaremos apresentar cases bem sucedidos visando a gestão e preservação desse bem tão precioso”.

Os palestrantes convidados são o consultor Paulo Massato; Gabriel Martins Buim, representante da Aegea Saneamento; e Victor Arroyo representante da ISLE Latam. “A mesa é composta por profissionais altamente capacitados e com grande experiência operacional, trazendo oportunidade de aumentar o conhecimento a todos presentes”, enfatiza Nilzo Fumes. “O objetivo da mesa é, sobretudo, demonstrar que temos bons exemplos e cases de sucesso”.

O coordenador convida todos os profissionais do Brasil e exterior a participarem: “Será mais um evento de sucesso, grandes profissionais envolvidos, as maiores empresas do ramo, um congresso técnico de excelência”.

LEIA TAMBÉM: Venha inovar o setor de água do Brasil com a Isle e o BID

Vitrine e ponto de encontro

Em suma o 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023, que juntos formam o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Mas para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

Então a Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

Contudo a Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental.

Painéis e Mesas

Então com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento:

  • como engenheiros,
  • químicos,
  • biólogos,
  • técnicos,
  • pesquisadores,
  • estudantes,
  • gestores,
  • empresários

Em conclusão atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia.

Acesse a Programação aqui

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »