Skip to content
sábado, julho 2, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
  • Abastecimento de Água
  • agosto 27, 2021

Empresa de saneamento aposta em sistema de bombeamento para minimizar os impactos da estiagem, no MT

Imagem Ilustrativa

Durante os longos períodos de estiagem, é comum as empresas de saneamento enfrentarem dificuldades para realizarem o fornecimento de água para a população. Afinal, a ausência de chuva representa uma baixa significativa no nível de água dos reservatórios, onde são realizados os processos de armazenamento e captação.

Devido ao período de seca, as motobombas ITU-64S17, da Itubombas, foram utilizadas para realizar a transposição de águas entre reservatórios e garantir o atendimento à população.

Um exemplo disso é a situação enfrentada, em maio deste ano, por uma companhia localizada no interior do Mato Grosso. A seca intensa que atinge a região Centro-Oeste do Brasil, entre os meses de abril e setembro, diminuiu o volume de água das nascentes dos rios, o que implicou diretamente na quantidade de água disponível nos reservatórios da companhia.

Como solução, a empresa optou pela utilização de um conjunto de motobombas ITU-64S17 para realizar a transposição de águas entre os reservatórios e, assim, equalizar o volume dos pontos de captação.

A escolha da companhia de saneamento foi por uma captação emergencial e que pudesse ser feita em diferentes pontos do reservatório. Sendo assim, eram necessários equipamentos com uma ampla faixa de operação. Tal característica está presente na ITU-64S17, modelo que possui uma faixa de vazão de 80 a 500 m³/h e uma altura manométrica que pode chegar até 150 mca.

Além disso, a motobomba selecionada para garantir a demanda hídrica da região e impedir a falta de água em residências, estabelecimentos comerciais e unidades escolares, possui um alto poder de sucção automática. No caso, os conjuntos utilizados pela empresa são equipados com o sistema “RunDry”, o qual tem capacidade de sucção negativa de até 6m de desnível.

Outros desafios da solução

Um dos desafios encontrados no atendimento à empresa de saneamento era o local de instalação das motobombas. Por se tratar de uma região afastada dos centros urbanos, a falta de infraestrutura implicaria em um maior tempo de setup e em uma maior necessidade de mão-de-obra.

Para solucionar esse problema, a Itubombas disponibilizou ao cliente uma ampla gama de acessórios como, mangueiras, mangotes, crivo de sucção, flanges e reduções, que possibilitaram a entrega pronta para uso, reduzindo para praticamente zero o tempo de setup e a necessidade de utilização de mão de obra.

Devido às exigências impostas pela pandemia, não foi possível realizar visitas in loco. No entanto, a Itubombas manteve-se próxima ao cliente de maneira remota, realizando reuniões virtuais junto à equipe técnica do cliente, a fim de garantir o correto dimensionamento das bombas e identificar, de forma antecipada, possíveis dificuldades na instalação.

Atendendo a todos os requisitos, a rápida entrega do conjunto de motobombas e seu vasto portfólio de acessórios garantiram que a empresa obtivesse maior segurança operacional na distribuição de água potável para a população.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

AnteriorAnteriorUso de água residuária da suinocultura na bioestabilização de resíduos verdes urbanos
PróximoBrasil ganha 1º catálogo de ações para reduzir poluentes nas cidadesPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
suez
DENORA
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Superbac
aquamec
Conaut
Penetron
logo-bioproj
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.