Empresa de saneamento aposta em sistema de bombeamento para minimizar os impactos da estiagem, no MT

Imagem Ilustrativa

Durante os longos períodos de estiagem, é comum as empresas de saneamento enfrentarem dificuldades para realizarem o fornecimento de água para a população. Afinal, a ausência de chuva representa uma baixa significativa no nível de água dos reservatórios, onde são realizados os processos de armazenamento e captação.

Devido ao período de seca, as motobombas ITU-64S17, da Itubombas, foram utilizadas para realizar a transposição de águas entre reservatórios e garantir o atendimento à população.

Um exemplo disso é a situação enfrentada, em maio deste ano, por uma companhia localizada no interior do Mato Grosso. A seca intensa que atinge a região Centro-Oeste do Brasil, entre os meses de abril e setembro, diminuiu o volume de água das nascentes dos rios, o que implicou diretamente na quantidade de água disponível nos reservatórios da companhia.

Como solução, a empresa optou pela utilização de um conjunto de motobombas ITU-64S17 para realizar a transposição de águas entre os reservatórios e, assim, equalizar o volume dos pontos de captação.

A escolha da companhia de saneamento foi por uma captação emergencial e que pudesse ser feita em diferentes pontos do reservatório. Sendo assim, eram necessários equipamentos com uma ampla faixa de operação. Tal característica está presente na ITU-64S17, modelo que possui uma faixa de vazão de 80 a 500 m³/h e uma altura manométrica que pode chegar até 150 mca.

Além disso, a motobomba selecionada para garantir a demanda hídrica da região e impedir a falta de água em residências, estabelecimentos comerciais e unidades escolares, possui um alto poder de sucção automática. No caso, os conjuntos utilizados pela empresa são equipados com o sistema “RunDry”, o qual tem capacidade de sucção negativa de até 6m de desnível.

Outros desafios da solução

Um dos desafios encontrados no atendimento à empresa de saneamento era o local de instalação das motobombas. Por se tratar de uma região afastada dos centros urbanos, a falta de infraestrutura implicaria em um maior tempo de setup e em uma maior necessidade de mão-de-obra.

Para solucionar esse problema, a Itubombas disponibilizou ao cliente uma ampla gama de acessórios como, mangueiras, mangotes, crivo de sucção, flanges e reduções, que possibilitaram a entrega pronta para uso, reduzindo para praticamente zero o tempo de setup e a necessidade de utilização de mão de obra.

Devido às exigências impostas pela pandemia, não foi possível realizar visitas in loco. No entanto, a Itubombas manteve-se próxima ao cliente de maneira remota, realizando reuniões virtuais junto à equipe técnica do cliente, a fim de garantir o correto dimensionamento das bombas e identificar, de forma antecipada, possíveis dificuldades na instalação.

Atendendo a todos os requisitos, a rápida entrega do conjunto de motobombas e seu vasto portfólio de acessórios garantiram que a empresa obtivesse maior segurança operacional na distribuição de água potável para a população.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »