Aterros do mundo todo liberam muito metano

Resumo

À medida que as concentrações atmosféricas de metano aumentam em ritmo recorde, é fundamental identificar fontes de emissão individuais com alto potencial de mitigação. Aqui, aproveitamos a sinergia entre instrumentos de satélite com diferentes coberturas espaço-temporais e resolução para detectar e quantificar emissões de aterros sanitários individuais. Usamos o instrumento de monitoramento troposférico de levantamento global (TROPOMI) para identificar grandes pontos quentes de emissão e, em seguida, ampliar com observações de modo-alvo de alta resolução do conjunto de instrumentos GHGSat para identificar as instalações responsáveis ​​e caracterizar suas emissões. Usando esta abordagem, detectamos e analisamos aterros altamente emissores (3 a 29 t hora -1) em Buenos Aires, Delhi, Lahore e Mumbai. Usando os dados do TROPOMI em uma inversão, descobrimos que as emissões em nível de cidade são 1,4 a 2,6 vezes maiores do que as relatadas em inventários de emissões comumente usados ​​e que os aterros contribuem com 6 a 50% dessas emissões. Nosso trabalho demonstra como os satélites complementares permitem a detecção, identificação e monitoramento global de superemissores de metano em nível de instalação.

Autores: Joannes D. Maasakkers, Daniel J. Varon, Aldís Elfarsdóttir, Jason McKeever, Dylan Jervis, Gourav Mahapatra, Sudhanshu Pandey , Alba Lorente, Tobias Borsdorff, Lodewijck R. Foorthuis, Berend J. Schuit, Paulo Tol, Tim A. van Kempen, Richard van Hees e Ilse Aben.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »