saneamento basico
Parque Distrital da Mooca: problemas e soluções que contribuem com a drenagem urbana

Parque Distrital da Mooca: problemas e soluções que contribuem com a drenagem urbana

O presente artigo identificou problemas e propôs soluções para a drenagem urbana. Dessa forma, o parque selecionado para este trabalho foi o Parque Distrital da Mooca, conhecido popularmente por Parque SABESP. Sendo assim, ele é gerido pela Subprefeitura da Mooca, zona Leste do município.

A infraestrutura verde é um elemento fundamental que contribui para a melhoria da qualidade do ambiente e da vida da população urbana. As áreas verdes, como parques e praças públicas, oferecem espaços permeáveis para as cidades, podendo contribuir para a drenagem urbana. Dentre os problemas encontrados destacam-se os resíduos sólidos descartados de forma inadequada pelos frequentadores do espaço.

Parque Distrital da Mooca: problemas e soluções que contribuem com a drenagem urbana

Estes resíduos deixam o espaço menos atrativo para lazer da população, como também trazem impacto na permeabilidade do solo. Sugere-se mais lixeiras e com identificação, assim como Educação Ambiental por meio de palestras oferecidas neste espaço, direcionadas aos frequentadores.

Parques são espaços verdes que apresentam benefícios ecológicos e sociais. São áreas voltadas ao lazer, esporte, descanso e contato com a natureza, as quais devem ser utilizadas e conservadas pela população (SANTOS et al., 2019; FRANÇA et al., 2016; DORIGO; LAMANOFERREIRA, 2015).

Estes espaços públicos, considerados florestas urbanas, além de exercerem a função de atender as necessidades de lazer da população, também oferecem diferentes serviços ecossistêmicos à sociedade (NASCIMENTO et al., 2022). Estes estão relacionados desde a proteção da biodiversidade e recursos hídricos como na ciclagem de nutrientes, relacionados à sustentabilidade.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Autores: Isabela Fernanda D’aquanno Argonso, Larissa Ramos Marcolino Fleira, Rayanne Alves dos Santos, Tatiane Saori Yokota, Ana Paula Branco do Nascimento

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »