saneamento basico

Recomposição de pavimento decorrente de abertura de vala reforçada com grelha de fibra de carbono

Resumo

Foi avaliado neste estudo o desempenho da grelha de fibra carbono utilizada como reforço da camada de capa asfáltica no processo de recomposição de pavimento decorrente de abertura de vala em vias de tráfego de veículos. Esta aplicação teste foi realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) – Unidade Metropolitana Leste (ML) e com apoio da empreiteira CTL Engenharia Ltda.
Para este teste foi definida uma estratégia objetivando, de forma prática, avaliar o desempenho do reforço de pavimento desenvolvido pela S&P Clever Reinforcement Brasil Ltda., sendo escolhidas duas valas recompostas pelas mesmas equipes (de reaterro e de reposição de capa asfáltica) e na mesma faixa de rolamento da via de tráfego, sendo uma vala com aplicação do reforço e a outra sem. Esta metodologia buscou minimizar a interferência do fator humano durante a recomposição do pavimento, mantendo similar a característica executiva de ambas as valas. Desta forma, pode-se afirmar que a carga aplicada sobre as duas recomposições será exatamente a mesma e garantir um comparativo confiável, em um teste realizado em condições reais de uso da via de tráfego de veículos.
Durante o fechamento da vala experimental, foi realizado acompanhamento das etapas da recomposição do pavimento, tendo-se verificado o grau de compactação e o teor de umidade das camadas de reaterro e base, além das demais características dos materiais empregados através dos ensaios de laboratório.
Decorridos 99 dias da recomposição do pavimento, sendo a via liberada para o tráfego geral de veículo neste período, foi realizada uma reavaliação a fim de analisar as condições atuais do pavimento. Nesta etapa foram observadas as condições de integridade do pavimento de ambas as recomposições e também realizada extração de amostras da capa para ensaios (extração realizada na recomposição sem o reforço, isto para evitar a ruptura da grelha que poderá ser monitorada ao longo do tempo).
Os resultados apontaram bom desempenho da grelha de fibra de carbono que evitou a reflexão de trincas na região de aplicação e necessidade ajustarem procedimentos executivos, principalmente em relação à conformação de juntas entre o pavimento recomposto e o existente.

Introdução

A busca por novas tecnologias de materiais e processos operacionais que envolvem obras de recomposições de pavimentos decorrentes de aberturas de valas têm sido alvo das concessionárias responsáveis por redes de infraestrutura urbana, isto principalmente devido às recorrentes patologias provenientes do uso de materiais inadequados e/ou execuções em desacordo com especificações e normas técnicas.

Conforme S&P Clever Reinforcement Brasil Ltda (2015), as camadas de betume têm uma tendência de deformar-se, especialmente em curvas ou em seções de frenagem e aceleração de veículos, onde o pavimento está exposto a tensões de corte adicionais. Tal situação pode ser agravada em regiões onde o pavimento teve que ser recomposto decorrente de uma abertura de vala.

Neste cenário, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (2010), a escolha de materiais apropriados para o processo de composição de valas é fundamental para evitar retrabalho e garantir segurança e conforto aos usuários das vias de tráfego de veículos. Pensando nisso, foi realizada uma recomposição de pavimento experimental, onde se empregou a grelha de carbono pré-betuminada como reforço de capa da área recomposta.

Autores: Leandro Reis Andrade; Gisleine Coelho de Campos e Nélson César Menetti.

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