saneamento basico

Recursos Hídricos na baixada santista: perspectivas e desafios

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

O presente artigo científico apresenta o diagnóstico e prognóstico de abastecimento de água e esgotamento sanitário da macrorregião da Baixada Santista. O objetivo é analisar a evolução do acesso universal à água e da rede de esgotamento sanitário do local estudado. A revisão de literatura apoiada em metas e exigências internacionais e nacionais de universalização das políticas de acesso ao saneamento básico, em atendimento a diminuição das desigualdades sociais e pobreza, contribuindo com a mitigação da degradação ambiental nos espaços urbanos das cidades brasileiras. A metodologia utilizada foi uma análise descritiva e exploratória de dados de fontes secundárias de sítios e plataformas de órgãos oficiais e de seus relatórios. Para tanto, foi eleita uma Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Baixada Santista (UGRH 7 – BS) apresentando os dados estatísticos oficiais e a situação do saneamento básico na macrorregião da zona costeira. Os resultados mostram uma escassez de água e déficit de oferta de serviços de recursos hídricos e saneamento básico. A importância de comparações estatísticas revela a exigência de programas e ações de políticas públicas destinadas a subvenções específicas da temática. A relevância do assunto advém do acompanhamento dos prazos de cumprimento de metas da Agenda 30 pelas Nações representando a influência em ações de mitigação de impactos e alterações climáticas, em especial, executando projetos e atividades de saneamento ambiental, com uma atuação cooperadas entre os municípios da Baixada Santista, para a oferta de serviços ambientais integrados e regulados nas zonas costeiras.

Autores: Chacur Rachel L. Q; Bueno, Mário S; Fontana, Caio Fernando; ; Sakurai, Cledson
A.

Artigo Completo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »