saneamento basico

Tecnologia e Inovação no Saneamento Básico: uma análise das Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESBs) do Brasil

Resumo

O presente trabalho dedicou-se a compreender como se dá o processo de inovação no saneamento básico brasileiro, que compreende os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Para isto, estudou a dinâmica inovativa deste setor e das Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESBs) brasileiras através da adoção de uma abordagem interdisciplinar que congrega metodologias de Análise de Políticas Públicas e de gestão e economia da tecnologia e inovação. Tais ferramentais foram utilizados de forma a responder a hipótese central, na qual o desenvolvimento e incorporação de tecnologia e inovação nas CESBs depende mais da estratégia e das consequentes iniciativas de gestão de tecnologia e inovação no âmbito destas organizações do que dos fatores externos – Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI), leis de inovação, fundos setoriais e regulações. No percurso para verificação desta hipótese, foram estudados múltiplos aspectos do setor de saneamento básico que vão desde sua trajetória histórica, suas regulações, seu sistema setorial de inovação e a caracterização da gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas CESBs. Por meio do levantamento e análise dos aspectos citados, a pesquisa consegue concluir que tanto fatores internos, quanto externos são importantes para promover o desenvolvimento e incorporação de tecnologia e inovação nas CESBs, pois fazem parte de um fenômeno sistêmico maior, que é retroalimentado por um ator que se sobrepõe aos demais, que seriam os órgãos normativos da esfera federal. Dito isto, vale considerar que a pesquisa contribui para os estudos de ciência, tecnologia e inovação a partir da análise deste setor sui generis e colabora para a melhor compreensão das dinâmicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em setores regulados.

Introdução

Ao longo de minha infância pude acompanhar a profissão de meu pai como engenheiro em uma empresa de saneamento básico e distinguir neste trabalho sua dedicação em promover o bem estar para a sociedade, assim como constatar a importância deste setor para o desenvolvimento do país. Estas percepções produziram em mim um encantamento e desejo em conhecer mais a respeito do saneamento básico e dos atores deste setor.

Tal impulso me conduziu a realizar a graduação em Gestão de Políticas Públicas e em Administração, momento em que iniciei meus estudos acerca do setor de saneamento básico.

O saneamento básico me intrigava pelo fato de ter grande importância econômica, social e ambiental e ser, ao mesmo tempo, um nicho de estudo e debate tão restrito, colocando a sociedade, predominantemente, no papel de telespectadora das decisões e ações tomadas.

Pude perceber que um dos fatos que torna o setor distante da população é seu caráter complexo e técnico, ao ser constituído por diversos campos disciplinares, tais como a saúde pública, as ciências físicas, químicas e biológicas além dos aspectos sociais e ambientais. Tal fato faz com que a integração destas esferas não seja algo trivial. Reconhecer e conhecer todos estes elementos diversos é um desafio para a sistematização e compreensão deste setor.

Autora: BEATRIZ COUTO RIBEIRO.

baixe-aqui

Últimas Notícias: