saneamento basico

Sistema de outorga eletrônica do DAEE entra em funcionamento

Entra em funcionamento o sistema de outorga eletrônica para uso dos recursos hídricos no Estado de São Paulo.

A medida, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, complementa o processo de simplificação dos procedimentos técnicos e administrativos para obtenção de Outorga de Direito de Uso e de Interferência em recursos hídricos de domínio do Estado de São Paulo, iniciado em junho de 2017.

A partir de agora, o interessado poderá acompanhar a tramitação do pedido de outorga de uso da água para seus projetos de captações superficial e subterrânea, lançamentos de efluentes e barramentos por meio do site do DAEE. Os interessados ainda poderão apresentar seus pedidos em papel pelos próximos 30 dias.

_____________________________________________________________________________

E-BOOK: Variação Geográfica do Saneamento Básico no Brasil em 2010: Domicílios Urbanos e Rurais

NA ÚLTIMA DÉCADA, HOUVE UM GRANDE CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, QUE ENTRE 2000 E 2010 AUMENTOU EM CERCA DE 21 MILHÕES DE HABITANTES.


Sistema de outorga

_____________________________________________________________________________

Apenas os pedidos para canalização, proteção de margem, travessias, serviços como desassoreamento e extração de minérios, e DVI (declaração sobre viabilidade de implantação de empreendimento) devem ser apresentados em papel nas unidades do DAEE.

Nós já estamos trabalhando para incluir, ainda este ano, esses segmentos no sistema de outorga eletrônico”, destaca Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE.

A outorga é um instrumento fundamental na gestão do uso da água, pois permite à administração pública equacionar o atendimento às demandas e à disponibilidade deste recurso no Estado de São Paulo. Atualmente, o DAEE tem cadastrado usuários em mais de 16,6 mil cursos d’água no Estado.

Fonte: SP Notícias

Sistema de outorga

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »