saneamento basico
Seca em Sergipe

Agência participa de inauguração de estação de tratamento de esgoto em Coromandel (MG) ampliada com recursos da cobrança pelo uso da água

Estação de tratamento de esgoto em Coromandel

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou da solenidade de entrega da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Coromandel (ETE Coromandel), a qual foi executada com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio Paranaíba.

Estação de tratamento de esgoto em Coromandel

Então o evento contou com a participação da ANA, representada pela superintendente adjunta Renata Maranhão.

A coordenadora de Acompanhamento das Entidades Delegatárias de funções de Agências de Água, Grace Matos também estava.

Ademais a Estação de Tratamento de Esgoto Coromandel foi ampliada para permitir que o esgoto seja tratado com maior eficiência. Assim reduzindo seus impactos aos recursos hídricos e aos ecossistemas aquáticos da região. As obras nessa ETE custaram aproximadamente R$ 3 milhões. Só foram possibilitadas pela aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do Paranaíba. As intervenções na Estação incluíram a instalação de filtro biológico percolador, decantador secundário, elevatória de recirculação e emissário.

A cobrança pelo uso da água

Contudo a cobrança pelo uso da água é um dos instrumentos de gestão instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo estimular o uso racional da água e gerar recursos financeiros para investimentos nas bacias. Os valores arrecadados junto aos usuários de água (como irrigantes, indústrias, mineradoras e empresas de saneamento) são repassados integralmente pela ANA. Para que a instituição aplique os valores em ações escolhidas pelo respectivo comitê de bacia hidrográfica.

Portanto a cobrança não é um imposto, mas um valor fixado a partir da participação dos usuários da água, da sociedade civil e do Poder Público no âmbito dos comitês. O instrumento tem sido implementado a partir da aprovação, pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), dos mecanismos e valores de cobrança propostos por iniciativa dos comitês. Assista à animação da ANA para saber mais sobre a cobrança pelo uso da água.

Bacia do rio Paranaíba

Primeiramente o rio Paranaíba, cuja nascente fica no município de Rio Paranaíba (MG), na Serra da Mata da Corda, percorre 1.160km até sua foz, no encontro com o rio Grande entre os municípios de Aparecida do Taboado (MS) e Carneirinho (MG).

Em conclusão a bacia do Paranaíba tem mais de 8,5 milhões de habitantes que vivem predominantemente em áreas urbanas.

Localizada no Planalto Central, a bacia possui usos da água para diferentes atividades econômicas, como: a agricultura irrigada, para consumo humano e para geração hidrelétrica com importantes usinas para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Fonte: GOV.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »