saneamento basico
Campo Grande Gestão Saneamento

Prefeitura autoriza construção de estação de tratamento de esgoto no Colúmbia/MS

Tratamento de Esgoto Columbia

Primeiramente a empresa Águas Guariroba, responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, planeja a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) BOTAS, que terá capacidade de 20 litros por segundo.

A ETE será instalada na Rua Turupari, 262, quadra J, no Jardim Colúmbia, região norte da cidade.

Ademais a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR) já concedeu a licença ambiental necessária para a obra. Segundo a assessoria da Águas Guariroba, a estação será de pequeno porte e discreta.

LEIA TAMBÉM: Convenções e o novo marco do saneamento no Brasil

Contudo as obras devem iniciar entre 2025 e 2026, dependendo do crescimento da população na região. O Jornal Nova Lima News apurou que a licença foi obtida com antecedência devido aos processos burocráticos envolvidos.

Tratamento de Esgoto Columbia

Portanto atualmente, o Jardim Colúmbia não possui rede de esgoto, e as residências utilizam fossas sépticas. O jornal continua apurando quais bairros serão beneficiados pelo tratamento de esgoto da nova estação.

Em suma além disso, a Águas Guariroba recebeu autorização para explorar atividade de Estação Elevatória de Esgoto (EEE) 036 Alphaville, que ficará na Avenida Abadia de Oliveira Lima, entre a Avenida Consul Assaf Trad e a Rua Itaimbé.

Fonte: Nova Lima.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »