Notícias
As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.
Sabesp admite que não tem solução para falta de água
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já admite que não tem solução este ano para o problema da falta de água na Região Metropolitana de São Paulo, inclusive o ABCD. O coordenador do Programa de Mananciais da empresa, Ricardo Araújo, declarou nesta quinta-feira (03/04) que “do ponto de vista de curto prazo, para 2014, não há solução. Temos que tentar manter o abastecimento dentro das restrições”.
Sabesp é aprovada por 93% dos clientes na região de Prudente
A Sabesp alcançou aprovação de 93% dos clientes na região de Presidente Prudente, em que a companhia atende 62 municípios. A pesquisa, que tem margem de erro de cinco pontos percentuais, foi aplicada entre novembro e dezembro do ano passado pela Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing.
Secretário de Saneamento de São Paulo renuncia
O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e presidente do conselho de administração da Sabesp, Edson de Oliveira Giriboni, renunciou aos dois cargos para poder disputar as eleições de outubro.
Veja a megapropagação do tsunami do Chile no oceano
Na esteira do grande terremoto que abalou a região norte do Chile, matando seis pessoas, na noite de terça-feira, países como Peru, Honduras, Equador, Indonésia, e até o Japão, lançaram alertas de tsunami. Mas, afinal, o quão longe chegou o tsunami chileno?
Isto não é uma água-viva — é uma garrafa de água comestível
Para que jogar fora a garrafa de água, se você pode comê-la? É dessa ideia inusitada que surgiu a Ooho. Com forma de bolha gelatinosa, que lembra uma água-viva, a embalagem é feita a partir de algas marinhas e cloreto de cálcio.
Aneel aprova pré-pagamento de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou no dia 1º de abril, em Reunião Pública, a regulamentação das modalidades de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica.
Começa a funcionar o programa reversa de óleos lubrificantes
O Programa Jogue Limpo, que realiza a logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes em Alagoas, iniciou oficialmente suas atividades nessa quinta-feira (03). O Programa, que desde a quarta-feira vem mapeando postos de combustíveis do município de Maceió, realizou uma demonstração da logística com resíduos coletados em um posto de combustíveis que já aderiu ao Jogue Limpo.
SP desonera bens e equipamentos destinados à geração de energia renovável
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou na semana passada dois Decretos que beneficiam a produção de energia através de fontes renováveis. Os decretos desoneram todos os bens e equipamentos destinados à geração de energia elétrica ou térmica a partir de gás, biogás (biometano), solar fotovoltaica, resíduos sólidos urbanos, biomassa resultante da industrialização e de resíduos da cana-de-açúcar, assim como todos os equipamentos necessários para produção e tratamento de biogás (biometano).
WEG consolida atuação em energia eólica
Com o contrato para fornecimento de aerogeradores para a Alupar, a carteira de pedidos da WEG, fabricante de motores elétricos e componentes eletroeletrônicos, na área de energia eólica alcançou R$ 530 milhões, segundo o presidente da empresa, Harry Schmelzer Jr. Em entrevista ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, Schmelzer contou que esse montante considera os cinco contratos nesse segmento firmados desde que entrou nesse negócio, há três anos.
Obras de saneamento promovem avanços econômicos e ambientais
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza diversas obras do conjunto de ações planejadas para implantar a rede de coleta e de tratamento de esgoto na Grande Aracaju. São contemplados mais de 370 quilômetros de redes coletoras e interceptoras, que conduzem o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O índice de atendimento a população na região metropolitana passou de 29% em 2006, para 50%, em 2013, e existem recursos garantidos para uma cobertura próxima a 90% nos próximos anos.
(AM) Tarifa de água e esgoto reduz em 50% para população de baixa renda
O quinto termo aditivo do protocolo de intenções do Programa Águas para Manaus (Proama) foi assinado pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (3). A assinatura do documento garante a redução de 50% da tarifa social do serviço de abastecimento de água e de esgoto sanitário cobrado da população de baixa renda da capital amazonense. A alteração nos valores deve passar a valer em 30 dias.
“Futuras gerações vão cobrar por reservatórios”
Responsável por quase um quinto da energia consumida no Brasil, Itaipu Binacional completa 40 anos como um modelo de aproveitamento para o País. Em 2013, a usina superou sua própria previsão e produziu 98.630.035 megawatts-hora (MWh). O diretor brasileiro da empresa binacional, Jorge Samek, conversou com a CartaCapital sobre o desempenho da usina e comentou as críticas recebidas pelo governo Dilma Rousseff devido à crise no setor energético.
Italiano constrói sistema que transforma vapor em água potável para regiões carentes
Água potável é um bem que ainda não está acessível a todas as pessoas no mundo. Pensando em uma solução prática para este problema, o arquiteto italiano Arturo Vittori criou a WarkaWater, uma torre que capta o vapor de água atmosférico e o transforma em água própria para o consumo.
Cade aplica restrições a operações em resíduos sólidos
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica -Cade aprovou com restrições, na quarta-feira (2), a compra da Cavo Serviços e Saneamento S/A, pertencente à Camargo Corrêa S/A, pelo Grupo Estre. A Cavo detém 54% da Unidade de Tratamento de Resíduos S/A -UTR, e 50% das ações da Essencis Soluções Ambientais S.A -empresa que é controlada também pelo Grupo Solví.
Lei anticorrupção é novo marco na relação entre poder público e setor privado
A partir de agora, empresas envolvidas em algum ilícito no setor público terá seu CNPJ, e os nomes dos sócios e administradores, em cadastro nacional, para ser acessado por instituições públicas municipais, estaduais e federais. Ficará vedada a contratação do poder público com qualquer empresa que tenha seu nome inscrito e/ou esteja em processo investigativo. Valerá também para empresas privadas, outorgados ou concessionários privados de serviços públicos, que contratam terceiros ou “quarteirizam” serviços para empresas com ações e/ou envolvidas com atos de corrupção com o poder público
Justiça estadual suspende licitações vencidas por subsidiária da Delta
A Justiça estadual determinou a suspensão de duas licitações para obras de pavimentação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES), que haviam sido vencidas pela Técnica Construções Ltda, subsidiária da empreiteira carioca Delta Construções. Em duas decisões liminares, a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Marianne Judice de Mattos, atendeu à solicitação da própria empresa para paralisar todos os atos relacionados às concorrências públicas até o exame das queixas contra a “filial” da Delta.
ANA defende medidas restritivas para o sistema Cantareira
BRASÍLIA – O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, defendeu hoje medidas restritivas para o Sistema Cantareira, pois, segundo ele, não há solução técnica de engenharia possível no curto prazo para resolver o problema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo e da Bacia do Rio Piracicaba, que abastece a região de Campinas.
Plano de Resíduos Sólidos prevê ampliar em cinco vezes a coleta seletiva na cidade
A Prefeitura ampliará em mais de cinco vezes a coletiva pública seletiva de secos* até 2016 na cidade – passará dos atuais 1,8% para 10% dos resíduos retirados das ruas, por meio da extensão do serviço para os 96 distritos do município e a construção de quatro centrais mecanizadas de triagem.
Sabesp cria paradoxo ambiental em SP
A RPPN Fazenda Meandros integra o grupo seleto das primeiras 11 unidades de conservação beneficiárias desse programa. Ela é uma importante produtora de água e em suas matas protegidas vivem diversas espécies da fauna e da flora, algumas ameaçadas de extinção. Mas a Sabesp ameaça todo esse ecossistema.
José de Freitas Mascarenhas diz que o País paga preço pela falta de reformas
O Brasil está pagando o preço – cobrado antecipadamente – pela falta de reformas, tanto na área tributária quanto política. As consequências são dificuldades em manter a taxa anual de inflação abaixo da meta de 6,5% ao ano, o fraco desempenho da economia e os gargalos na transmissão de energia elétrica, por exemplo. A análise é feita pelo executivo do Grupo Odebrecht e ex-presidente da FIEB-Federação das Indústrias do Estado da Bahia, José de Freitas Mascarenhas.
Consumo de água na Grande São Paulo cresce mais que a produção
Disparada do consumo, produção em ritmo lento e desperdício de água. Esses são os ingredientes da crise de abastecimento que vem se delineando há uma década na Grande São Paulo, revela levantamento da Folha a partir de dados da Sabesp.
Depois da França, Inglaterra vive dia de poluição extrema do ar
O Ministério de Saúde da Inglaterra fez um apelo à população nesta quarta-feira (2): pediu para idosos não sairem de casa, para escolas não deixarem as crianças irem para o pátio durante o recreio, e para ciclistas e corredores não treinarem hoje. O motivo é o mesmo que afetou Paris e cidades do norte da França recentemente. O nível de poluição atmosférica está tão alto que não é mais seguro respirar ao ar livre.
Risco de racionamento de energia sobe para 46%
O risco de o Brasil ter um racionamento neste ano quase dobrou. Com as chuvas abaixo do esperado para março, a probabilidade de o País ter de decretar um corte superior a 4% da demanda de energia subiu de 24% para 46%, segundo cálculos da consultoria PSR, do especialista Mario Veiga, apresentado em evento interno para clientes. Uma redução dessa dimensão significaria desligar 12 milhões de residências.
Setor elétrico diz que chuvas de março chegaram perto dos volumes normais
As chuvas registradas em março superaram as de janeiro e fevereiro, individualmente, e ficaram mais próximas dos volumes normais do que nos dois meses anteriores. A conclusão é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reuniu-se na tarde de hoje (2) para avaliar as condições do suprimento de energia do país.