saneamento basico
2040 Universalização Saneamento Básico

Projeto propõe adiar para 2040 meta de universalização do saneamento básico no Brasil

2040 Universalização Saneamento Básico

Primeiramente está em discussão na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe estender o prazo para que todo o país tenha acesso ao saneamento básico.

O PL 4888/24 estabelece o ano de 2040 como nova meta para alcançar a universalização dos serviços, substituindo o prazo atual previsto para 2033.

Portanto a legislação em vigor determina que, até 2033, 99% da população deve ser atendida com abastecimento de água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. No entanto, o novo projeto admite a possibilidade de prorrogar esse novo prazo por mais cinco anos, caso haja impedimentos técnicos, financeiros ou logísticos.

LEIA TAMBÉM: Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

O projeto será avaliado de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Mas caso seja aprovado nessas etapas, seguirá para votação no Senado antes de virar lei.

2040 Universalização Saneamento Básico

Sancionada em julho de 2020, a Lei nº 14.026 atualizou o marco legal do saneamento básico no Brasil. Mas com o objetivo de ampliar a cobertura de água tratada e esgoto em todo o país. A meta principal da legislação é garantir, até 2033, o acesso de 99% da população à água potável e de 90% à coleta e tratamento de esgoto.

Contudo entre os principais pontos da lei está a obrigatoriedade de licitação para a prestação dos serviços, incentivando a entrada da iniciativa privada no setor. O texto também determina que os contratos passem a incluir metas claras de universalização e melhoria dos serviços. Com fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

LEIA TAMBÉM: Novas provas negam que água tenha chegado à Terra através de asteroides

A expectativa do governo e de especialistas é que o marco legal atraia investimentos de até R$ 700 bilhões e ajude a reduzir desigualdades históricas no acesso ao saneamento, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Imirante.

Últimas Notícias: