saneamento basico

AGERGS- Lideranças da região de cachoeira do sul solicitam apoio para melhoria no fornecimento de energia

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (17), na sede da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS – AGERGS, lideranças da região de Cachoeira de Sul se reuniram com conselheiros e técnicos da instituição, para relatar as constantes falhas no fornecimento de energia na área de concessão da AES Sul.

Após ouvir as reclamações da comitiva, o conselheiro-presidente da AGERGS, Carlos Martins, explicou a atuação da Agência, a relação com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e as últimas ações praticadas no setor elétrico, principalmente com as dificuldades no fornecimento de energia no Estado enfrentadas desde dezembro de 2013. “Estamos abrindo processos específicos, como irá acontecer a partir desta reunião, onde estamos juntando os documentos entregues para iniciar investigação e identificar as possíveis irregularidades”, explicou Martins.

Referente à possibilidade de troca da concessionária por uma cooperativa da região, o presidente destacou que a situação é complicada, pois a concessão é feita por licitação. “O caminho para esta possibilidade é muito difícil, mas estamos aqui para buscar uma solução que garanta a qualidade no fornecimento de energia tanto nos municípios aqui representados, quanto nas demais cidades gaúchas”, afirmou Carlos, ao lembrar que o setor jurídico da AGERGS analisará as propostas feitas.

Ao reforçar o trabalho de fiscalização realizado pela Agência e as multas aplicadas, que somaram R$ 154 milhões em 10 anos, o conselheiro vice-presidente da AGERGS, Ayres Apolinário, disse que o serviço oferecido no Estado pelo setor elétrico não é satisfatório. “Estamos atuando forte junto às empresas concessionárias, com reuniões e processos de investigação, fazendo cumprir o papel da Agência no Estado”, disse Apolinário.

Nos próximos dias, a AGERGS convocará a AES Sul para prestar esclarecimentos sobre as denúncias expostas em reunião, junto a uma comissão com representantes de Cachoeira do Sul, Rio Pardo, São Sepé, Paraíso do Sul, Candelária e Vila Nova, além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag).

Fonte: ABAR

Veja mais: http://www.abar.org.br/acontece-nas-agencias/2391-agergs-liderancas-da-regiao-de-cachoeira-do-sul-solicitam-apoio-para-melhoria-no-fornecimento-de-energia.html

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »