saneamento basico

Tarifa de água da Casal tem reajuste de 15,27% autorizado por Arsal

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) autorizou o reajuste extraordinário de 15,27% na tarifa cobrada pela Companhia de Abastecimento (Casal), retroativo a 1º de junho deste ano. A medida foi definida após análise do pedido de 27,68% de reajuste proposto pela Companhia. A resolução deve ser publicada no Diário Oficial de terça-feira (9).

A proposta foi aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 29.

De acordo com a Arsal, para chegar ao valor de 15,27%, os técnicos da Gerência de Tarifas da Agência Reguladora analisaram os documentos e planilhas apresentados pela Casal e se basearam ainda na atualização monetária do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no Índice Geral de Preços do mercado (IGPM) e na correção referente aos recentes aumentos sobre os insumos.

“Devido à urgência da discussão, nosso corpo técnico se debruçou em tempo recorde no pleito da Casal, visando conciliar o interesse público e o equilibro econômico-financeiro da empresa”, explicou o presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos.

Vasconcelos também explica que, de acordo com o contrato de programa firmado entre a Agência e a Casal, qualquer reajuste ou revisão tarifária deve ser apreciado e aprovado pela Agência Reguladora antes de entrar em vigor.

A partir da publicação da resolução, a Casal já indicou que deve solicitar à Arsal um pedido de Revisão Tarifária, que se trata de um estudo mais amplo dos números e dados da companhia, levando em consideração questões como investimentos, custos e despesas, passivo da empresa, entre outros.

A Casal alega como principal justificativa para pleitear um reajuste de mais de 27% na tarifa a elevação de seus custos operacionais, principalmente em relação à energia elétrica, o maior insumo empregado na produção de água e na coleta de esgoto.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »