saneamento basico
SoloFlux Equipamento Permeabilidade Solo

Brasil lança primeiro equipamento digital para medir permeabilidade do solo

SoloFlux Equipamento Permeabilidade Solo

Pesquisadores brasileiros desenvolveram o SoloFlux, um permeâmetro digital automatizado com tecnologia nacional. O equipamento mede a permeabilidade e a condutividade hidráulica do solo saturado, facilitando estudos sobre irrigação, drenagem e impactos ambientais.

Criado a partir de uma parceria entre a Embrapa Solos, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a empresa Falker Automação Agrícola, o SoloFlux permite a coleta automatizada e a transmissão remota de dados, reduzindo a necessidade de operadores especializados.

Além disso, substitui equipamentos analógicos importados, tornando-se uma alternativa mais econômica e acessível para pesquisadores e produtores.

LEIA TAMBÉM: POLUIÇÃO POR ESGOTO EM FERNANDO DE NORONHA JÁ AFETA ATÉ ÁREA DO PARQUE NACIONAL

Em suma, o dispositivo transmite informações via bluetooth e sistema web, otimizando o tempo de análise e ampliando a área de estudo em uma única ida ao campo. Segundo Wenceslau Teixeira, pesquisador da Embrapa Solos, a automação permite que o operador se dedique a outras atividades, sem precisar monitorar a medição constantemente.

Portanto, o equipamento, que já está licenciado para 16 países, tem potencial para ser aplicado em estudos ambientais, projetos de agricultura irrigada, drenagem urbana, lixiviação de nutrientes e recarga de aquíferos.

LEIA TAMBÉM: FINEP E MCTI LANÇAM EDITAL DE R$ 200 MILHÕES PARA MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE PESQUISA DE UNIDADES VINCULADAS AO MCTI

Assim sendo, o desenvolvimento do SoloFlux começou em uma pesquisa sobre recarga de aquíferos na Ilha de São Luís, no Maranhão. A necessidade de um método mais eficiente para medir a condutividade hidráulica do solo levou os pesquisadores a buscarem uma solução digital. Após testes e ajustes, a tecnologia foi aprimorada com apoio da Falker, que oficializou seu lançamento comercial.

Para Marcio Albuquerque, CEO da empresa, a inovação é resultado da colaboração entre pesquisa e mercado. Segundo ele, transformar conhecimento científico em tecnologia acessível beneficia toda a cadeia produtiva.

Fonte: Band UOL

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »