Mortandade Peixes Rio Paraopeba

Comitê aponta causa de mortandade de peixes no Rio Paraopeba/MG; veja detalhes

Mortandade Peixes Rio Paraopeba

Primeiramente a morte de cerca de 6 mil peixes registrada em setembro no Rio Paraopeba teve como principal causa a presença de amônia nas águas, associada à redução dos níveis de oxigênio.

É o que aponta o laudo técnico divulgado na quarta-feira (15/10) pelo Comitê da Bacia do Rio Paraopeba (CBH).

Portanto o documento revela que a contaminação gerou um impacto agudo no ecossistema aquático entre o encontro do Rio Betim e o Paraopeba, mas até o município de Esmeraldas/MG, atingindo até espécies conhecidas por sua resistência à poluição, como cascudos, surubins e pacamãs.

LEIA TAMBÉM: Menos esgoto in natura na orla do Rio de Janeiro

Contudo os peixes analisados apresentavam hemorragias nas brânquias e lesões internas, indícios de intoxicação aguda. Segundo o levantamento, os compostos tóxicos — especialmente amônia e derivados nitrogenados — teriam sido despejados nas águas na altura do Distrito Industrial de Juatuba.

Então o presidente do Comitê da Bacia, Heleno Maia. Informou que a próxima etapa será a coleta de sedimentos em empresas do distrito. Para identificar quais utilizam amônia nos processos produtivos e verificar possíveis falhas no tratamento de efluentes.

“A prioridade é descobrir os responsáveis pela contaminação e responsabilizá-los. Estamos tomando todas as medidas para evitar novos episódios e proteger o meio ambiente da região”, afirmou.

Mortandade Peixes Rio Paraopeba

Em suma o laudo foi encaminhado na quinta-feira (16/10) ao Ministério Público.

LEIA TAMBÉM: ES quer R$ 350 milhões em empréstimo para evitar desastres no litoral; veja obras

Portanto além do CBH, a mortandade de peixes é investigada também por órgãos ambientais como o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: OT.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »