saneamento basico

Acordo valoriza atuação de profissionais de química na CASAN

As diretorias da CASAN e do Conselho Regional de Química de Santa Catarina assinaram nesta quarta-feira, 19/02, termo de acordo para pagamento das Anotações de Funções Técnicas (AFTs) de 190 Estações de Tratamento de Água. A assinatura coloca fim à questão de débitos da CASAN referentes às taxas de anuidades das AFTs e multas junto ao CRQ.

O entendimento regulariza e valoriza a atuação de profissionais da área de Química junto à Empresa. A Anotação de Função Técnica é um documento necessário para a atuação de profissionais que assumem a responsabilidade técnica pela atividade química. A AFT também faz parte do histórico profissional, ficando registrada no currículo. Com o acordo, a CASAN identifica todas as unidades que contam com a responsabilidade técnica de um profissional que deve estar ligado ao CRQ.

Presente ao ato de assinatura, o presidente do Sindicado dos Químicos, Saulo Vitorino, destacou a importância do acordo para a valorização da

categoria e qualificação do serviço oferecido pela CASAN. “É uma ação que certamente terá repercussões sobre a qualidade dos sistemas de abastecimento”, considerou.

Essa é uma longa batalha”, lembrou o diretor de Operações e Meio Ambiente da CASAN, Valter José Gallina, ressaltando a sensibilidade do atual presidente da Empresa, Dalírio Beber, e os trabalhos da bióloga Leda Freitas Ribeiro e do advogado Haneron Victor Marcos nos encaminhamentos junto ao CRQ.

Com esse consenso sai ganhando a sociedade. O Conselho está à disposição da CASAN e queremos ampliar essa parceria”, salientou o presidente do CRQ, José Maximiliano Müller Netto.

Houve necessidade de muitas negociações para um entendimento equilibrado entre as duas entidades. O acordo é uma conquista para a CASAN, que é uma importante prestadora de serviços aos catarinenses”, avaliou o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Dalírio Beber.

O Termo de Acordo não afeta ações judiciais correntes ou as dívidas inscritas e não pagas anteriores a 2014. Além disso, o registro do quadro técnico será objeto de negociações futuras, para estabelecimento do número de profissionais habilitados, registrados no CRQ e com qualificações e abrangência de atuação como requer a legislação vigente.

Fonte: Casan
Veja mais: http://www.casan.com.br/noticia/index/url/acordo-valoriza-atuacao-de-profissionais-de-quimica-na-casan#0

Últimas Notícias:
Secagem Solar Lodo

Secagem Solar de Lodo

Na grande maioria das estações de tratamento de esgoto (ETEs), o lodo biológico é o resíduo sólido gerado em maior quantidade, sendo responsável por um dos maiores custos operacionais, devido principalmente aos serviços de transporte e destinação do material.

Leia mais »