saneamento basico

Agespisa acumula multa de R$ 630 mil e novamente é notificada pela Arsete

A Arsete – Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina- notificou a Agespisa por conta dos problemas relacionados à falta de água em diversos bairros da capital nas últimas semanas. Esta não é a primeira vez que a Agespisa é notificada com risco de multa. No início do ano a empresa foi multada em cerca de R$ 630 mil.

O presidente da Arsete, Paulo de Tarso Vilarinho, informou que a Agespisa foi enquadrada em dois artigos do contrato de programa que teria deixado de cumprir. “O primeiro é a não comunicação à Arsete em tempo hábil sobre o que estava acontecendo. A Arsete tomou conhecimento da falta de água através da imprensa e da nossa ouvidoria. Imediatamente comunicamos a Agespisa querendo saber o que estava acontecendo e o que estava sendo feito para solucionar o problema”, frisou.

Outro ponto em que a Agespisa teria deixado de cumprir é com relação aos planos contingenciais para os pequenos problemas no abastecimento que acabam dores de cabeça para a população. “Dar um problema [em alguma unidade], isso sempre acontece, mas você tem que dar uma resposta rápida e uma solução para que não deixe a população sofrer com esse tempo tão grande sem água”, destacou.

O presidente lembra que uma das regiões que mais sofre na capital é a zona Sul, que passa mais tempo sem água. “É onde primeiro seca o reservatório e onde por último enche para poder regularizar o sistema. É tanto que a ETA voltou a funcionar de quinta pra sexta e durante toda a sexta ainda não regularizou, precisou da noite de sexta para que fosse regularizado o fornecimento”, explicou.

“Nós notificamos para ela prestar esclarecimentos antes de impor a multa, o que ainda deve ser calculado dependendo do posicionamento deles”,
finalizou.

Fonte: http://www.florianonews.com/noticias/piaui/agespisa-acumula-multa-de-r-630-mil-e-novamente-e-notificada-pela-arsete-27265.html?

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »