saneamento basico

Comitiva do México conhece a Cagece

Representantes da companhia de saneamento do estado de Oaxaca, um dos mais pobres do México, estão na Cagece, desta segunda-feira (02) até sexta-feira (06), para conhecer a experiência da empresa do Ceará. A visita incluirá empreendimentos da Cagece em Fortaleza e sistemas de saneamento rural em Forquilha, Santana do Acaraú, Paraipaba e Trairi. A vinda do grupo é uma iniciativa do Banco Mundial como forma de multiplicar boas práticas e iniciativas. Um representante do Banco acompanhará os visitantes.

Nos dias 2 e 3, a comitiva inteira seguirá programação em Fortaleza. Já nos dias 4 e 5, parte do grupo irá para o Interior (dia 4 para Forquilha e Santana do Acaraú e dia 5 para Paraipaba e Trairi), enquanto outra parte permanecerá em Fortaleza.

Entre os temas abordados, nos dias 2 e 3, estão a situação do setor de saneamento no Brasil, no México e, especificamente, no Ceará e no estado de Oaxaca. Também serão discutidos os recursos hídricos no Ceará, a regulação do setor de saneamento, os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar), a estrutura tarifária, o controle de qualidade e o controle de perdas, entre outros.

Nos dias 4 e 5, o grupo que permanecerá em Fortaleza será apresentado a diferentes gerências da Cagece, além de visitar a Estação de Tratamento de Água do (ETA) Gavião e a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC).

Nos mesmos dias, a outra parte da comitiva conhecerá o funcionamento do Sisar em Forquilha (comunidade de Trapiá), em Santana do Acaraú (comunidade de Sapó), em Paraipaba (comunidade de Camboas) e em Trairi (comunidade de Campestre e Emboaca).

A sexta-feira, dia 6, será para encerramento e discussão da aprendizagem do evento, na sede, em Fortaleza.

Fonte e Agradecimentos: Governo do Estado do Ceará
Veja Mais: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10816-comitiva-do-mexico-conhece-a-cagece

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »