Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Copasa antecipa projeto de R$ 500 milhões

  • Investimentos, PPP & Concessões
  • outubro 30, 2014

Diante do baixo nível dos reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o projeto de ampliação da adutora do sistema de produção Rio Manso, um dos mais importantes da Grande BH, foi antecipado, mediante aporte de R$ 500 milhões. E a oferta de água será aumentada em 300 litros por segundo, o que equivale a uma expansão de 10% na capacidade de produção a partir da primeira semana de novembro. A ideia inicial era realizar as alterações apenas depois de março, segundo o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ricardo Augusto Simões Campos.

“A ampliação da capacidade do sistema Rio Manso já estava prevista. Mas as chuvas não vieram em janeiro e fevereiro como esperado. Então, buscamos fazer com que a adutora entrasse o mais rápido possível em operação.  uma medida de antecipação de investimento”, explicou.

As obras estão sendo realizadas por meio de contrato de parceria público-privada (PPP) firmada entre a Copasa e a Odebrecht Ambiental, braço de saneamento do grupo Odebrecht. O contrato foi fechado em dezembro de 2013 e as obras iniciadas em janeiro deste ano.

A etapa que será concluída na próxima semana é apenas a primeira e corresponde à duplicação de 4,5 quilômetros da adutora, que ampliará em 300 litros por segundo a oferta de água tratada na RMBH. Ao final de todo o processo de expansão do sistema, passará por essa mesma intervenção um trecho equivalente a 16 quilômetros da adutora.

Também será construída uma central geradora de energia, além de reservatórios com capacidade total de 45 mil metros cúbicos. Ao fim, a produção total do sistema subirá de 4 metros cúbicos por segundo para 5,8 metros cúbicos por segundo. Será necessário, ainda, ampliar a estação de tratamento de água (ETA), bem como das elevatórias de água bruta e água tratada. “As obras aumentam a flexibilidade do sistema”, disse o presidente da Copasa.

Paralisação – Para realizar as obras na adutora, no próximo sábado o fornecimento de água pelo sistema Rio Manso será suspenso, atingindo vários bairros da Grande Belo Horizonte, que abrigam uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas. Segundo a Copasa, serão afetados bairros em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano.

Mesmo diante da antecipação da obra emergencial, que deve garantir o abastecimento da região metropolitana, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, nega a possibilidade de racionamento no município. “Apesar do volume médio dos reservatórios estar a 40% da capacidade, não há possibilidade de crise de abastecimento. Mas a questão da economia de água é importante, porque não é um bem inesgotável, apesar de Minas Gerais ser considerada a Àcaixa d”água do país”. Essa água precisa ser tratada e não está de graça na natureza”, afirmou.

Apesar de admitir a necessidade de se reduzir o consumo, o prefeito não acredita que campanhas de conscientização surtam efeitos. E afirma que a prefeitura não conseguiria punir a população, devido à impossibilidade de se fiscalizar. “A capacidade de fiscalização é reduzida dado o enorme número de pontos de desperdício. Seria uma medida de difícil aplicação”, disse, se referindo a possibilidade de aplicar multas sobre o desperdício.

Fonte e Agradecimentos pelo envio da matéria: http://www.diariodocomercio.com.br/

AnteriorAnteriorSabesp ‘só executa’, diz ex-superintendente jurídico
Próximo“Há uma crise mundial de água”, diz o procurador Eduardo OliveiraPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
suez
Penetron
Conaut
Superbac
logo-netzsch
logo-bioproj
clean environment brasil
DENORA
paques-logo-home.jpg
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.