saneamento basico

Corsan é selecionada em programa de compra de esgoto tratado

A Agência Nacional de Águas (ANA) pagará R$ 5,1 milhões à Corsan pelo esgoto tratado da futura Estação de Tratamento (ETE) de Erechim. A companhia foi selecionada pelo Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), que é uma iniciativa inovadora: em vez de financiar obras ou equipamentos, remunera pelos resultados alcançados – ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado.

A conquista foi informada oficialmente por meio de ofício da agência, recebido pela companhia na última sexta-feira (21). Além de solicitar uma lista de documentos necessários para a celebração do “Contrato de Compra de Esgoto Tratado”, o documento assinado pelo diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, destaca o êxito alcançado pela Corsan. O sistema de esgotamento sanitário de Erechim será construído por meio do modelo de locação de ativos.

As ações referentes à obtenção do recurso foram coordenadas na Corsan pelo Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade (PEGPS), formado pelos funcionários Ricardo Röver Machado e Everson Gardel de Melo. “Após vários anos de tentativas, a habilitação ao Prodes representa uma grande vitória para a companhia, resultado da integração de diversas áreas e do empenho da empresa em contribuir com a qualidade dos recursos hídricos e com o meio ambiente”, afirmou Machado.

Texto: Douglas Carvalho
Edição: Redação Secom

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »