saneamento basico

Gestão do saneamento em Altamira é questionada por Movimentos Sociais.

Os movimentos sociais de Altamira divulgaram na última quarta-feira (08), uma carta aberta endereçada aos poderes executivo, legislativo e a sociedade altamirense onde questionam e comentam sobre o destino da gestão do saneamento básico da cidade. As entidades comentam no documento especificamente sobre o Projeto de Lei 132, enviado à Câmara de Vereadores, que dispõe sobre a criação da Coordenadoria de Saneamento de Altamira, Cosalt. “A água é um bem público e sua municipalização deve ser devidamente debatido com a sociedade. Acreditamos que o patrimônio advindo da condicionante que construiu um novo complexo de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Altamira deve de fato pertencer a seus munícipes”, defende a carta.

As entidades defendem um molde diferenciado do que propõe a lei enviada para votação. “Compreendemos que deva ser criada uma Secretaria de Saneamento com estrutura e servidores aptos a desenvolver tão relevante serviço”, explicou o documento. A carta defende que o bem deve ser unicamente do povo de Altamira e teme um dos artigos do projeto. “Avaliamos temerário o artigo 4ª da lei que permite somente ao Chefe do Poder Executivo celebrar toda sorte de acordos, que ao fim de fato regularizam a privatização de nossa água e deste patrimônio que é de todos os moradores de nossa cidade. Propomos que tal artigo seja retirado ou que se garanta um mínimo de 10 anos para que tal possibilidade ocorra, além da decisão ser obrigatoriamente submetida à aprovação do poder legislativo e da sociedade civil por meio de audiências públicas”, defenderam as entidades.

Na opinião dos movimentos sociais, outro ponto a ser debatido, diz respeito as ligações intradomicíliares que serão feitas pela prefeitura com recursos da Norte Energia.

FONTE: http://avozdoxingu.com.br/altamira/gestao-do-saneamento-em-altamira-e-questionada-por-movimentos-sociais

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »