saneamento basico

MG: Conta de água tem reajuste de 25% em Sacramento

A conta de água do sacramentano está mais cara em outubro. O aumento de 25% reflete no preço da água e nas tarifas cobradas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sacramento. O secretário do Saae, Marcelino Marra, justificou o aumento pela perda inflacionária acumulada desde 2009.

Segundo o secretário, o Saae não tem autonomia para reajustar suas tarifas, sendo necessário que uma agência o faça. “O Saae Sacramento requereu ao COMUSA – Agencia reguladora dos serviços de Saneamento Básico de Sacramento – a recomposição de perdas inflacionárias dos últimos 5 anos”, afirma o secretário.

Segundo o site do Saae (www.saaesac.com.br), o Conselho Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico (Comusa) realizou uma consulta pública, no próprio site da autarquia. A consulta ficou disponível para participação da população do dia 21 de agosto ao dia 4 de setembro deste ano. O resultado da consulta, também disponível no site, computa o total de 16 votos, sendo 13 a favor do reajuste em 25% e 3 contra. (Veja a Consulta)

Nas redes sociais, alguns moradores da cidade reclamaram que suas contas tiveram aumento excedente aos 25%. Marcelino Marra disse à nossa reportagem que “a solução para o problema é o consumidor vir ao Saae e fazer sua reclamação.  Ouviremos e teremos o prazer de sanar a dúvida e se no caso estivermos errados corrigiremos o erro”.

Segundo informações do Saae, a última vez que as tarifas de água foram reajustadas em Sacramento foi em 9 de fevereiro de 2009, em 9,95%.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »