O Movimento Popular Sem Água Não Dá realizou uma reunião na quinta-feira, dia 15. No encontro, foram debatidos todos os problemas enfrentados com relação à água em Camboriú, assim como o processo de concessão da água e esgoto da cidade e as manifestações contrárias já realizadas. O processo de licitação está em andamento e a abertura dos envelopes está marcada para o dia 19 de fevereiro.
Participaram da reunião coordenadores do Movimento, representantes de Associações de Moradores e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. A decisão foi organizar um abaixo-assinado contra a concessão da prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto. A vereadora Jane Stefenn, que acompanhou os trabalhos, lembrou que é muito importante que a população participe do abaixo-assinado. “Temos que registrar este posicionamento contrário à concessão, que está sendo feita de maneira autoritária, sem a participação popular que uma decisão destas exige”, defende a vereadora.
Jéssica Albino, uma das coordenadoras do movimento, aponta que apesar de a Prefeitura Municipal ter se comprometido em protocolar, até o dia 31 de janeiro, uma resposta formal quanto à possibilidade de uma nova audiência pública para tratar das deliberações feitas na reunião da semana passada, é preciso consolidar este movimento em defesa de uma gestão participativa e genuinamente popular.
“As dificuldades enfrentadas pela população camboriuense quanto ao abastecimento de água durante a temporada, bem como as discussões quanto à gestão dos recursos hídricos na região, feitas por entidades como o Comitê Camboriú, não são de hoje e precisam ser tratadas com comprometimento e transparência por parte do Poder Público”, diz Jéssica.
A coleta de assinaturas vai iniciar com uma ação na Praça das Figueiras neste sábado, dia 17, a partir das 9h30min. Mas a coleta de assinaturas será realizada até o dia 31 de janeiro. A expectativa é que conseguir entre 3 mil e 4 mil assinaturas. “Este é o momento de todos participarem, exigirem da Prefeitura que este processo seja aberto ao debate, transparente”, conclui Jane.
Debates iniciaram em novembro
Desde 7 de novembro, quando a audiência pública sobre os serviços públicos da água e do esgoto foi realizada, o assunto vem sendo debatido. A apresentação da concessão como única alternativa para o problema e a falta de diálogo durante o encontro levaram à elaboração de um documento pedindo a impugnação da audiência assim que ela foi encerrada. Outro questionamento feito é com relação à divulgação da audiência, que impossibilitou a participação de muitas pessoas.
Participe!
Você pode participar deste movimento assinando a listagem na Praça das Figueiras. Se quiser colaborar ainda mais, baixe o arquivo aqui ( ABAIXO ASSINADO CONTRA A CONCESSÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL E ESGOTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ) e ajude a coletar as assinaturas. As folhas já assinadas poderão ser entregues no gabinete da vereadora Jane, das 13 às 19 horas a partir da segunda-feira, dia 19. Se tiver dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].