saneamento basico

Movimentos denunciam tentativa de privatização da água em Marabá

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Sindicato dos Urbanitários de Marabá fizeram um protesto na quinta-feira da semana passada para denunciar o repasse da concessão dos serviços de água e esgoto sanitário de Marabá à iniciativa privada. A prefeitura do município quer privatizar o serviço, retirando a concessão da Cosanpa (estatal).

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, “ao fazer essa entrega dos serviços públicos a empresas privadas, a prefeitura abre precedentes para reajuste da tarifa, piora na qualidade da prestação do serviço e demissão de trabalhadores. Como as empresas privadas visam lucro acima de tudo, as tarifas serão reajustadas anualmente. Vemos isso acontecer com a Celpa privatizada que hoje chega a ter a tarifa mais cara do país”, afirma nota divulgada no site do sindicato.

Devido ao protesto, a audiência que havia sido chamada pela prefeitura para discutir o tema foi adiada para o dia 16 de setembro. “A população não está participando da discussão desse assunto, por isso, as organizações vão preparar um abaixo-assinado sobre o tema”, afirmou Cristiano Rigo, militante do MAB.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »