saneamento basico

MP propõe TAC que obriga Sabesp a tratar esgoto de Águas de São Pedro

Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), órgão do Ministério Público (MP), propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a tratar o esgoto de Águas de São Pedro (SP).

De acordo com a Promotoria, o governo municipal fez a concessão do serviço para a Sabesp em 1980 e a empresa ficou responsável pelo tratamento em troca dos recursos das contas de água no município. No entanto, 34 anos depois, o esgoto ainda não foi tratado na cidade e o acordo prevê que o trabalho tenha início em 2015. A Sabesp informou apenas que está finalizando as análises técnicas e aprovações internas para a assinatura do TAC.

Segundo o promotor do Gaema, Ivan Carneiro, todos os termos já foram firmados entre as duas partes e o Ministério Público aguarda o fim da tramitação dos documentos na Sabesp para que o TAC seja assinado. “Nós e a Sabesp já conversamos e eles já concordaram em tratar o esgoto, só falta assinar. A cidade deve começar a ter o tratamento de esgoto em 2015, só não sabemos ainda o mês exato”, afirmou. O acordo foi enviado para a empresa na última quinta-feira (27).

Carneiro ainda informou que o descumprimento do acordo de tratar o esgoto da cidade gerou uma dívida de R$ 2 milhões da Sabesp com a Prefeitura de Águas de São Pedro. Esse débito será pago por meio de compensações ambientais que a empresa deverá fazer, como o assoreamento de uma das lagoas da cidade.

“Por 30 anos a Sabesp operou o sistema de água da cidade sem tratar o esgoto, que também era uma obrigação da empresa. Isso gerou uma dívida que vai ser sanada com essas compensações ambientais, mas o mais importante é a assinatura do TAC para que o esgoto seja tratado”, disse.

Município

O prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan, afirmou por telefone ao G1 que aguarda a assinatura do TAC para que as obras da estação de tratamento de esgoto sejam iniciadas em janeiro de 2015 e esteja em funcionamento até dezembro. O chefe do Executivo informou ainda que a empresa que vai construir a estação venceu a licitação na quarta-feira (26).

Ronan disse também que gostaria de ter colocado entre as compensações ambientais a limpeza da Lagoa das Palmeiras, mas, segundo o Ministério Público, não foi possível porque os termos do TAC já estavam firmados e não era permitido acrescentar mais nenhum item. “Foi um pedido da população de São Pedro a limpeza da lagoa, mas infelizmente não foi possível. Por outro lado, estamos satisfeitos que finalmente vamos ter o esgoto tratado”, explicou.

Inquérito

O inquérito sobre o caso existe desde 2011, após representação feita pela Câmara de Águas de São Pedro à Promotoria do Meio Ambiente do município. O Gaema assumiu os trabalhos de forma conjunta porque o grupo tem atribuição de atuar regionalmente, segundo o promotor Ivan Carneiro.

Na representação do Legislativo que gerou o inquérito consta a denúncia de que o esgoto produzido em Águas, além de lançado ao ar livre em ruas da cidade, é despejado in natura em três corpos d’água: a Lagoa das Palmeiras, Represa do Limoeiro e Ribeirão Araquá.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »