saneamento basico

MT: Vereadores querem que concessionárias tragam matriz para Cuiabá

A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá apresentou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (9), um projeto de lei que obriga a empresa que obtiver a concessão de um serviço público junto ao município, seja ele de qualquer natureza, a manter sua matriz dentro do território municipal.

Na prática, as concessionárias não poderiam transferir sua sede para outra cidade durante a prestação do serviço junto a Cuiabá. Além disso, também não poderiam firmar parceria com a Prefeitura se não instalarem uma sede na Capital.

Um dos receios dos vereadores é com relação à saúde financeira do Grupo Galvão, que detém a CAB Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgoto na capital. Empresas ligadas à holding entraram em recuperação judicial, o que poderia atingir a CAB. Além disso, em março, um dos donos da empresa foi preso na Operação Lava Jato, Dario de Queiroz Galvão Filho.

Segundo a assessoria, os vereadores tomaram a iniciativa de apresentar tal propositura após tomar conhecimento que empresas que conseguem concessão com o município vêm tratando com descaso o consumidor final.

“As empresas declaram falência, demitem funcionários e descumprem totalmente o que determina a legislação. Em nosso entendimento, não há como uma empresa prestar atendimento com descaso, uma vez que compromete diretamente a qualidade do serviço prestado”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Julio Pinheiro (PTB).

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »