saneamento basico

Novo decreto emergencial garante permanência da Sanepar em Londrina

A Prefeitura Municipal de Londrina editou um novo decreto que permite em caráter emergencial que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) continue explorando os serviços de água e esgoto. O contrato entre as duas expirou em 10 de dezembro de 2003, portanto, há quase 11 anos, a administração se utiliza das renovações pontuais e adia a decisão sobre um novo contrato com a empresa, o lançamento de uma licitação ou a municipalização.

Legalmente, o município entende que não há a possibilidade de prorrogação, como aponta o próprio decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD). “É de notar que não atenderia ao interesse público a manutenção das condições contratuais avençadas em 1973, notadamente no que concerne à fixação das tarifas”, expõe a publicação.

O decreto é válido por 180 dias, mas as dúvidas sobre o serviço de água e esgoto ainda não têm prazo para um fim. Alexandre Kireeff nomeou o ex-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas, para cuidar de projetos estratégicos, entre eles o estudo sobre a concessão dos serviços.

Antes de tomar qualquer decisão, Geirinhas afirmou que uma consultoria será contratada para fazer o levantamento patrimonial da Sanepar e verificar se haveria prejuízos financeiros, caso a prefeitura optasse por uma nova licitação ou municipalização. Porém, o edital para esse processo sequer foi lançado.

A legislação ainda pede que a discussão sobre os serviços de água e esgoto seja gerenciada por uma agência reguladora, ainda não criada. O projeto de lei foi finalizado recentemente pela administração e deve entrar na pauta da Câmara neste segundo semestre.

Sobre a opção pela municipalização, novo contrato com a Sanepar ou nova licitação, o prefeito Alexandre Kireeff já disse diversas vezes que a resposta será tomada em discussão com a comunidade.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »