A Secretaria do Ambiente anunciou nesta terça-feira (21/1) o início das obras de esgotamento sanitário da região do entorno da Lagoa de Geribá, em Búzios. A previsão é de que as melhorias comecem em março. As obras contarão com recursos de R$ 4 milhões do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental).
As intervenções incluem a implantação de redes coletoras de esgotos e estações elevatórias e encaminhamento dos efluentes por rede separadora para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Búzios. Uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Búzios, as intervenções de saneamento da região do entorno da Lagoa de Geribá serão executadas pela Prolagos concessionária responsável pelo serviço de saneamento básico da Região dos Lagos.
Além disso, serão construídas duas elevatórias de esgoto uma em Geribá e a outra no bairro do Bosque de Geribá com capacidade conjunta para coleta de 22,52 litros de esgoto por segundo.
A cidade também contará com sistema de drenagem para evitar inundações. O projeto-executivo para a implantação do sistema está em fase de elaboração.
O projeto-executivo para o sistema de drenagem vai abranger Tucuns, Rasa e Cem Braças. Esta ação já está sendo elaborada e deverá ser concluído em cinco meses, e consiste em lagoas de contenção com bombas que vão prevenir inundações na cidade explicou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
No Estado do Rio de Janeiro, os municípios da Região dos Lagos foram os que mais avançaram no setor de saneamento, já tendo alcançado o índice de 70% de esgoto tratado. Com os novos investimentos, a região atingirá o percentual de 90% de esgoto coletado e tratado até 2015 o maior índice de saneamento de todo o território fluminense.
Operação ambiental na Praia de Geribá
Os anúncios do avanço do saneamento básico de Búzios foram feitos depois da operação realizada na Praia de Geribá por agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e da Prefeitura de Búzios para a derrubada de pequenas construções irregulares e para a retirada de plantas exóticas na orla da praia. A operação foi resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 2008, entre o Ministério Público Federal e a prefeitura.
Com o auxílio de uma retroescavadeira e outros equipamentos, os agentes ambientais deram início à derrubada dos escadões de acesso de pousadas à Praia de Geribá e à retirada de vegetações exóticas, como yuccas (planta de origem mexicana que tem muitos espinhos), plantadas junto aos muros das pousadas com a finalidade de afastar os frequentadores da praia. Depois da ação, será feita a recuperação ambiental do local com o plantio de vegetação nativa, com espécies típicas de restinga.
Fonte: JusBrasil
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