Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Casal será responsabilizada por lançamento de esgoto em Praia da Jatiúca

  • PPP & Concessões
  • junho 15, 2015

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) será responsabilizada por uma ligação clandestina que desviava os efluentes da rede de esgoto no bairro da Jatiúca para a rede de águas pluviais da Prefeitura de Maceió.

O flagrante aconteceu durante um trabalho de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realizado na sexta-feira (12). Pelo menos quatro prédios estavam lançando seu esgoto através de uma ligação clandestina que lança o esgoto na galeria de água pluvial que deságua da Praia de Jatiúca.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sepma, a mancha escura que apareceu na Praia de Jatiúca no início do mês passado surgiu por conta do esgoto lançada pelo mesma galeria flagrada pela equipe de fiscalização.

Em entrevista à imprensa, o secretário Davi Maia informou que durante os seis meses que está à frente da Sempma já ocorreram mais de 600 autuações de infração contra a Casal. Afirmou ainda que enquanto a Companhia de

Saneamento não solucionar o problema do desvio na rede de esgoto, não terá autorização para realizar obras na parte baixa de Maceió.

Para resolver temporariamente o problema, a Sempma realizou um tamponamento evitando que o esgoto dos prédios continue desemborcando no mar. O secretário informou que a medida pode fazer com que o esgoto volte para os prédios, mas que isso deve ser resolvido entre os proprietários e a Casal.

A Companhia será responsabilizada pela ligação clandestina e receberá um auto de infração e multa.
Ainda de acordo com a assessoria da Sempma, o caso será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal em Alagoas (MPF-AL) e Delegacia de Combate a Crimes Ambientais.

Segundo informações, os moradores dos prédios sofriam com o problema de vazamento de esgoto, que invadia a calçada e não sabiam que a solução encontrada pela Casal tinha sido a ligação clandestina.

Em nota, companhia diz que auxilia no combate às ligações clandestinas
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que repudia as denúncias envolvendo seu nome nas ligações clandestinas de esgoto geradoras das línguas sujas, responsáveis pelas manchas escuras que aparecem nas praias de Maceió.

De acordo com a nota enviada à imprensa, a empresa reitera seu apoio às ações dos órgãos ambientais do Estado e do Município no sentido de coibir esse tipo de irregularidade.

“O combate às ligações clandestinas, sejam elas de água ou de esgoto, é um trabalho rotineiro da Casal, que tem atuado de forma conjunta com órgãos de defesa do meio ambiente em outras ações que resultaram, inclusive, em tamponamento de ligações clandestinas de esgoto”, diz o texto enviado pela assessoria de imprensa da companhia.

Ainda de acordo com a nota, os técnicos da área operacional da empresa informaram que, quando chove de forma intensa, como em períodos de inverno, as interconexões entre as redes de água pluviais e de esgoto, além de sobrecarregarem os coletores da Casal, prejudicam o funcionamento das estações elevatórias, danificando, inclusive, os equipamentos.

Segundo a Casal, o problema acontece devido ao excesso de areia carregado para essas unidades, contribuindo para extravasamentos em diversos poços de visita (PVs).

 
Fonte: Tribuna Hoje

AnteriorAnteriorÁguas Guariroba conclui obras de esgoto, expansão e modernização da rede de água em Campo Grande.
PróximoVolume de Sistema Alto Tietê está em quedaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
DENORA
logo-netzsch
Conaut
suez
Superbac
clean environment brasil
logo-bioproj
Penetron
paques-logo-home.jpg
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.