saneamento basico

TCE libera contrato com a Corsan em Santa Cruz

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) negou o pedido de cautelar para que fosse barrada a assinatura do novo contrato entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A decisão foi confirmada na manhã desta terça-feira, 10.

O órgão analisava o caso desde fevereiro, após o governo anunciar a conclusão das negociações com a estatal. Relatórios de auditorias feitos no próprio TCE apontaram irregularidades no Plano Municipal de Saneamento e sugeriram que a formalização do convênio fosse impedida até que se fizessem as correções.

Entretanto, a conclusão do conselheiro-relator, Pedro Henrique Póli Figueiredo, foi de que não há “ilegalidade grave” que justifique a medida. Ele considerou ainda que a suspensão seria “danosa ao interesse público primário”.

Com isso, o Executivo deve enviar para análise da Câmara o contrato com a Corsan, último passo antes da assinatura. O contrato prevê um convênio de 40 anos e investimentos de R$ 390 milhões em abastecimento de água, tratamento de esgoto e na revitalização do Lago Dourado.
Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »