De acordo com o Instituto Trata Brasil, organização especializada no setor, apenas 39% dos esgotos do País são tratados e menos da metade da população tem acesso a coleta adequada. A falta de saneamento básico implica sobre a saúde e a qualidade de vida da população
Doenças como infecções gastrointestinais, motivadas pela ingestão de água contaminada, são comuns nos hospitais da rede pública do país. Além disso, a poluição motivada por esse problema, também reduz e encarece a quantidade de água potável disponível, prejudicando a agricultura, o comércio, a indústria, o turismo e outros setores da economia brasileira.
Leia também: Acqualimp oferece soluções inovadoras para armazenamento e tratamento de água
Entre as opções para garantir melhor qualidade de água e tratamento de esgoto, destaca-se a linha de biodigestores Acqualimp com exclusivo sistema de extração do lodo, o que facilita o acesso nas comunidades mais difusas porque dispensa o uso do caminhão limpa fossa.
Os biodigestores com diferentes capacidades de armazenamento (600L, 1300L e 1300L) atendem desde a demanda de uma residência até propriedades grandes, com maior número de pessoas ou áreas rurais. Além de garantir de forma eficiente o tratamento do esgoto doméstico, o sistema não polui o meio ambiente, cuida da higiene, da saúde e é econômico.
O Biodigestor
“O Biodigestor Acqualimp (ou Fossa Pronta, como muitos conhecem), é a primeira miniestação de tratamento de esgoto residencial do Brasil. Fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD) 100% impermeável. O sistema não sofre infiltração por raízes como as fossas tradicionais, não emite mal cheiro, não gera sujeira ou qualquer outra inconveniência. Certamente ideal para o tratamento de efluentes sanitários em residências, chácaras, sítios, fazendas e escritórios’, destacou o gerente de Marketing da Acqualimp, Carlos Maciel, acrescentando que o equipamento acompanha acessórios para instalação (1 anel de vedação 100mm + 1 CAP 60 mm (tampão) + 1 Registro de Esfera Soldável 60mm).
Ainda segundo estudos do Trata Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto sanitário e 13 milhões não têm sequer banheiro em casa. Todos os dias, sete crianças brasileiras morrem em consequência da falta de saneamento. Para zerar o déficit de saneamento básico e oferecer acesso universal à coleta e ao tratamento de esgoto, o Brasil precisa de investimentos anuais de R$ 10 bilhões nos próximos 20 anos.
Cada vez mais as propriedades rurais precisam se adaptar à questão ambiental, adequado as propriedades às soluções que diminuam a geração de poluentes. Nesse sentido, essa linha de biodigestores atende perfeitamente a essas necessidades.